Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image

ame arquitetura | November 15, 2018

Scroll to top

Top

No Comments

Casa Cor 2013 – Ana Lucia Jucá

Casa Cor 2013 – Ana Lucia Jucá
amearquitetura

A arquiteta Ana Lúcia Jucá tem um estilo clássico-contemporâneo. Abusa de cores neutras, e joga muito com iluminação e composição de materiais. Neste projeto de apartamento de temporada, para o Casa Cor do Rio de Janeiro (2013), Ana foi inspirada. Desde a escolha e mesclagem dos materiais nobres às roupas penduradas nas araras dos armários. Projeto com marca da arquiteta, elegante, sóbrio e muito, mas muito, chic. Destaque para a cabeceira da cama, que faz as vezes de divisória entre a sala de banho e o quarto e é complementada nos dois lados com uma ilharga do chão ao teto em vidro 20mm. Essa solução deu leveza ao estofamento em camurça bege capitonê da cabeceira e permite ter maior amplitude no espaço. Toque de mestre…

 

 

Ana-Lúcia-Jucá

 

Cores claras com detalhes em preto deixam o quarto elegante, a estante com nichos quadrados e perfil fino, dá a sensação de fluidez contrastando com o rack em preto e fechado, único. O espelho projeta as imagens, se transformando em tv, o que é uma das revoluções tecnológicas que estão ficando cada vez mais comuns nos novos projetos. Papel de parede bege com nuances em dourado composto com as cortinas trazem leveza para a composição. Reparem que em cima da cama não se usa iluminação direta, apenas pontos de luz indiretos que propagam a claridade.

 

 

juca2

 

 

A chaise Rio de Janeiro, de Niemeyer é usada como móvel e objeto de arte, porque integra e compõe tanto o ambiente de dormir quanto o de estar, ligados pelo tapete em seda e nylon, em tons que vão do bege ao marrom, através de listras irregulares que dão a sensação de continuidade para unir os dois espaços. Ao fundo o armário completamente exposto, com grande moldura em preto, é usado como vitrine para as roupas, que são parte da decoração. O lustre sobre o pufe delimita as áreas do closet e remete austeridade à solução inusitada para o armário.

 

 

juca3

 

 

Um pequeno estar, clássico e atual se destaca pela paginação dos quadros na parede, desde bem perto do chão ao teto, uma opção que resulta no dinamismo do espaço, aliado as duas mesinhas geométricas, em preto, luminária de pé e baús usados como apoio lateral. O pufe serve tanto para a sala de estar como para o closet. O armário, com vidro transparente, deixa a vista a parede revestida em pedra Travertino Antique iluminada, criando um efeito de sombra/luz. O projeto de iluminação é de Vladson Moreira, parceiro de Ana Lucia. No piso, madeira Tauari clara em zigzag, leve e irreverente.

 

 

 

03nov13 4766

 

 

O banheiro é a continuação do closet, onde o piso permanece até chegar a área da ducha (embutida no teto, praticamente imperceptível). A bancada é também a continuação do desenho do armário, na mesma largura, material e cor. Para ser mais prática e durável, foi feita uma espécie de bandeja (uma alternativa à conhecida área molhada das bancadas) em travertino para apoiar as cubas circulares. Charmoso e inteligente. A iluminação embutida no espelho, em cima e em baixo, com o mesmo efeito de sombra/luz no travertino é perfeita, assim como as divisórias em vidro para a leveza do ambiente. A pequena estante também em vidro é útil e decora o box. Dis vasos grandes, em bege, decoram e contrastam com a prateleira em vidro que apoia as toalhas na abaixo da bancada. Para completar, arranjos de flores brancas, em vasos de cristal. Chiquérrimo…

 

 

ibli1CZl9k0DKJ

 

 

A varanda do apartamento de temporada de Ana Lucia Juca é uma reprodução de um jardim em verde, branco e tons de lilás.  Vasos pesados, com plantas maiores contrastam com as jardineiras verticais penduradas no teto. A mesa em vidro e cadeiras com trançado em marrom café arrematam a área externa que usa também o piso em branco para manter o padrão clean dos outros cômodos. Um sonho esse projeto, super legal perceber esses detalhes que fazem do trabalho dela uma obra de arte!! Lindo!

 

Ficha Técnica

Papel de parede coleção Penelope da Arte – Orlean

Pedra Travertino Antique – Ekko Revestimentos

Sofá Hemsley II – Artefacto

Tapete – Avanti

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Submit a Comment

Or