Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image

ame arquitetura | October 21, 2019

Scroll to top

Top

No Comments

Design Art por irmãos Campana

Design Art por irmãos Campana
amearquitetura

Sem sombra de duvida, os irmãos Campana são gênios, que levam a bandeira o Brasil pelo mundo, mostrando a criatividade e potencial do povo brasileiro. Humberto e Fernando Campana tem reconhecimento mundial por seus trabalhos de Design-Art, que se utilizam de elementos do cotidiano para serem transformados em peças de caráter artístico, com uma linguagem única e incomparável.

irmaos-campana10-300x225

Há pouco mais de 20 anos, os irmãos Humberto e Fernando Campana montaram o Estúdio Campana, onde criavam peças e objetos reaproveitando diversos tipos de material.

O Fernando foi formado em Arquitetura pelo Unicentro Belas Artes de São Paulo e o Humberto foi formado em  Direito pela Universidade de São Paulo. Mas, como a natureza e talento falaram mais alto, os dois seguiram o caminho das artes. Os irmãos faziam os próprios brinquedos desde criança, e a infância no campo foi determinante em seu trabalho, como os próprios avaliaram “Do interior de São Paulo para o mundo”.

Em suas peças eles destroem, constroem, tecem, retecem, juntam, misturam uma gama variada de materiais, em geral bem simples, e com seu olhar diferecial transformam em algo único e supreendente.

São os uns dos poucos brasileiros com peças no acervo do MoMa, em Nova York e no Museu de Artes Decorativas de Paris, ao lado dos mais emblemáticos nomes de design mundial. Os prêmios diversos da dupla formam uma lista vasta e respeitável. A primeira vez que eles fizeram exposição no MoMa, em 1994, foi um sucesso estrondoso e não pararam mais, revelando ao mundo sua veia artística inovadora.

Foi nessa exposição que o mundo conheceu a famosa Poltrona Vermelha de cordas e aço inoxidável, e eles se tornaram marco do design mundial.

campana_vermelha-300x300

Os Campana queriam criar um móvel com um conceito completamente diferente, em que o material seria não só a estrutura, mas também o estofamento. Com 500 m de corda em mãos, começaram a entrelaçar a poltrona Vermelha. Massimo Morozzi, designer e dono da marca italiana Edra, interessou-se em confeccionar a peça, para isso solicitou um desenho esquemático dela. Os irmãos enviaram um vídeo em que expunham o método de entrelaçamento, porque era impossivel de colocar no papel a essencia do móvel-objeto. Desde 1998 a Edra produz a Vermelha, que ganhou a fama em todo o mundo.

Cadeira Favela

irmaos-campana6A CadeiraFavela, de 1990, foi inspirada na favela da Rocinha, no Rio de Janeiro, e teve como método de construção a colagem de pedaços de madeira OSB (material sustentável), de forma caótica.

Cadeira Pelúcia

irmaos-campana7

As peças dos Campana, são confeccionadas com todo tipo de material, cordas, lascas de madeira, EVA, fios de PVC, guarda chuva, papelão, garrafas pet, ralos de banheiro e outros materiais inusitados, como ursos de pelúcia! Numa época que o design caminhava para industrialização, surgiram as inovações dos brasileiros, com suas intervenções artesanais na peça, que encarece o produto mas o aproxima de ser classificado como arte.

E a classificação do Design-Art nasceu justamente por causa das peças dos irmãos Campana!

irmaos-campana4

irmaos-campana2

irmaos-campana8

Além do trabalho com o design de produtos, a dupla já se meteu, inclusive, a desenvolver projetos de paisagismo, joias, intervençoes urbanas, moda:

Campanas para Melissa

irmaos-campana9

Campana para Lacoste

irmaos-campana12

Campana para H. Stern

CAMPANA-H-STERN-300x251

Realmente, o talento de Fernando e Humberto é unico, rico, transborda, as vezes choca, mas sempre deixa com uma pergunta na cabeça: “Como?! Como é possivel uma peça tao simples e tão complexa, tão cotidiana e tão bonita?”.

Juntar o impossível e criar uma obra de arte é desafio para gênios.

Parabéns Fernando e Humberto!

Submit a Comment

Or