Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image

ame arquitetura | November 22, 2019

Scroll to top

Top

No Comments

Feng Shui – a “arte da colocação”

Feng Shui – a “arte da colocação”
amearquitetura

Cada dia mais vivemos em um mundo voltado para o bem estar. A constante renovação da energia na nossa casa promove uma maior paz interior, mais equilíbrio familiar e harmonia para lidar com o nosso dia a dia. Há alguns anos atrás fiz um curso de feng shui, e gostei muito da maneira com que os elementos água, terra, ar etc, fazem parte da historia do ser humano e implicam na nossa vida de maneira particular! Abaixo um pouco da história e aplicação do Feng Shui:

Na China existe uma lenda dizendo sobre a origem dos fundamentos de diversas ciências, incluindo a ciência do Feng Shui. Tradicionalmente, os templos e cidades chinesas foram construídas em um terreno quadrado de terra, dividido em nove partes iguais. Estas áreas  associadas com Lo Shu, quadrado mágico (não é o quadradinho de 8 não hein… hahaha). E ,segundo a lenda, Fu Xi (o antepassado mítico da civilização chinesa) recebeu a tartaruga com um quadrado mágico inscrito e passou usa-lo para trabalhos de engenharia.

Os números de yin (feminino) posicionados nos cantos exteriores do quadrado, e o numero ímpar Jahn (masculino) nos cantos do lado de dentro. A soma dos números de qualquer vertical, horizontal ou diagonal é 15. Muitas das antigas cidades da China, Egito, Índia foram planejadas de acordo com este princípio. Quatro trimestres simbolizam as quatro estações do ano, eles se estabeleceram como bairros da cidade (número total – 4) e o quadrado central (quinto) geralmente ocupado pelo palácio do governante ou templo.

Com tempo, o quadrado mágico foi dividido em nove partes, mas ainda segue a idéia das estações do ano. Os números ao lado indicam a relação de yin e yang no ciclo anual.

Mapa do Bagua

Feng-Shui-Colors

O resultado de vários estudos sobre o quadrado mágico foi o Livro das Mutações, que estabelece os princípios básicos da filosofia chinesa, astrologia, numerologia.

Centenas de anos antes, como resultado do desenvolvimento dessas ciências, foi desenvolvida uma ideologia que levou à propagação dos verdadeiros ensinamentos do Feng Shui , se tornando parte de um único sistema de filosofia, um modo de vida seguido por milhões de pessoas na China.

Às vezes, Feng Shui é justamente chamado de “arte da colocação”. Na verdade, o objetivo do estudo de Feng Shui é estudar a capacidade de colocar objetos (a partir dos restos de seus antepassados até as decorações e mobiliário) nos locais mais favoráveis. Isso garante harmonia entre os objetos que tornam-se “receptores” das forças intangíveis. Acho incrível como existe uma explicação para cada objeto e local a ser colocado.

Os elementos de planejamento e decoração de interiores em casa podem ter um efeito prejudicial ou indesejável, segundo a teoria.

Um planejamento para apartamento é realizado utilizando os trigramas, e tendo em conta o impacto do Bagua. Você será obrigado a determinar o trigrama de cada uma das pessoas que vivem no apartamento, de acordo com os signos e personalidades. No passado , os casamentos na China foram celebrados após a preparação de horóscopos detalhados da noiva e do noivo sobre a união perfeita de duas pessoas. Portanto, os problemas com o arranjo de casas, apartamentos ocorria com pouca freqüência. Seria uma ótima solução para os dias de hoje, onde o Tinder se tornou referencia para encontros que geralmente não dão em nada!

Quartos privados são distribuídos de acordo com os trigramas de seus respectivos proprietários e devem ocupar a parte do apartamento, o que corresponde à direção positiva (vida, saúde, longevidade, prosperidade).

Sobrepondo o quadrado mágico na planta do apartamento você vai determinar quais sao as zonas para criar condições favoráveis para a vida familiar. Suponha que a sua família decidiu comprar um apartamento em um arranha-céu. Considere as opções corretas do ponto de vista do feng shui:

Tendências favoráveis em casa Zhen será: básico – no leste, a saúde (ou sorte) – no norte, a longevidade – o Sudeste, a prosperidade – no sul. Considerando essas direções de acordo com o país.

No leste seria melhor posicionado o quarto principal. Na China acredita que a localização dos quartos dos cônjuges na área central é favorável para as famílias que querem ter um filho ou mais filhos que as filhas (a importancia do filho homem na China chega a ser absurda muitas vezes).

A parte norte do seu apartamento – a direção da sorte – uma zona de energia vital e saúde, e o melhor lugar para jantar. Quarto orientado para o norte é apropriado para o quarto de  qualquer filha mulher solteira.

Lugar de longevidade no apartamento Zhen fica no sudeste. Na tradução do nome chinês da zona (babás) soa como ” longevidade e muitos herdeiros “, de modo que o quarto Sudeste deve ser dado para familiares idosos (avós) ou filhos casados.

O mais  importante para um destino familiar é um lugar de prosperidade, situa-se no sul e é conveniente para a sala de estar. A prosperidade da família, o progresso, o sucesso financeiro e uma vida feliz. Seguindo as direções positivas como o apartamento gera e armazena a energia chi positiva, nessas partes do apartamento não podem ser colocados vaso sanitário, banheiro ou cozinha.

Para organizar armário o destino ideal é West – o espaço negativo no apartamento, que está associado com a miséria e a doença. No sul-oeste e norte-leste (cinco lugares espíritos e seis sha) têm áreas residenciais desejáveis. Aproveite esta parte do apartamento para a copa, cozinha, area de serviço e banheiros.

Como aplicar Feng Shui ?

Feng-Shui-blog

Passos:

1 . Fazer a planta do apartamento.

2 . Sobreponha o mapa do Bagua (ferramenta essencial do feng shui) , sobre a planta do apartamento, alinhando a parte inferior do mapa, com a porta da frente, de entrada da casa.

3. Destinar as partes do apartamento seguindo o Bagua.

Leitura do Bagua:

bagua

1. Conhecimento. Naturalmente , deve-se colocar objetos pertencentes a sabedoria, por exemplo, livros, mapas, etc.

2. Carreira. Se você não está indo bem no trabalho, tente melhorar esta área, acrescentando alguns diplomas, troféus, certificados, fotos ou qualquer coisa que faça menção a realizações de trabalho.

3. Viagens e pessoas úteis. Considerando o numero de pessoas com quem lidamos todos os dias, este setor é muito importante. Mantenha objetos que promovam a boa energia em relação aos outros nesta área, como lembranças de viagem, fotos de pessoas queridas, presentes dados por pessoas importantes para nós.

4. Família e saúde. Você pode colocar fotos de sua família ou lembranças de férias em família aqui, ou algum objeto especial relacionada com a sua família, como comodas antigas pertencentes aos nossos avós, mesmo que com uma reileitura atual.

5. Você. Onde colocamos tudo o que nos é importante e que tem a ver com o seu estilo.

6. Criança, e “criatividade” também. Se você fizer qualquer tipo de arte, tocar um instrumento musical, escrever poesia, etc ,coloque-o aqui para melhorá-lo. Se há alguma coisa que você fez quando era mais jovem, que é importante para você, este é o lugar para expor sua arte.

7. Riqueza. Se as suas finanças vão para o ralo, dá uma olhada para o seu canto de finanças. Manter o lugar limpo e livre de desordem, colocar símbolos de sorte e boa fortuna, seu cofrinho, recibos (se eles estão em boas condições) ou livros. Mas também não deixe de se organizar, a mudança, acima de tudo, vem de dentro da gente né… Organizar a casa ajuda a organizar a mente!

8. Reputação/Fama. Sua fama e reputação são muito importantes para a sua credibiliadade em vários setores da vida. Uma boa reputação leva a promoções, melhor relacionamento com a família , a confiança dos outros, etc. Coloque todas as medalhas, troféus, cartas de amigos e outro tipo de coisas aqui. Brilho e iluminação são importantes nesta area.

9. Relacionamento/Casamento. Esta área é um símbolo de amor. Cores como o vermelho ajudam, mesmo que pontuais, fotos do casal, presentes, lembranças… Afinal na guerra e no amor, vale tudo! Principalmente mudar a casa, e promover o bem estar!!

Por exemplo, em um lar harmonioso tem todos os quartos com o mesmo tamanho, que não pode exceder o tamanho da sala. De acordo com a teoria, o quarto é um yin (feminino) e da sala de estar é o yang (masculino). Um homem deve sempre ser mais forte (eu não curto muito essa ideia nao, mas…). A porta de entrada não deve ser localizada em frente da janela. A janela também não deve ser colocada sobre a linha diagonal mais longa tirada da porta da frente, já que os ângulos são muitas vezes vistos como lugares de reunião de forças intangíveis, onde circulam pela casa. Janela aberta “puxa ” a energia benéfica para se espalhar por toda a casa. Não coloque a cama ou mesa sob uma viga de concreto, ela vai “empurrar” a pessoa que está trabalhando ou dormindo debaixo dela.

Nunca use espelhos ondulados ou rachado uma vez que trazem energia ruim .

Não coloque um grande espelho ao pé da cama. Esta regra tem uma base espiritual: um reflexo no espelho é o yin (feminino) e é semelhante à “alma”. Portanto, o espelho ao pé da cama vai “segurar” a imagem e torná-la vulnerável durante o sono.

O fogão é muito importante no Feng Shui. Não deve ser localizado em frente à porta da frente, ou olhar na direção da porta da frente. Esse eletrodoméstico está intimamente ligado à saúde e bem-estar dos membros da família, por isso deve ser em direção ao centro da casa, contribuindo para a prosperidade familiar.

As mesas ou camas não devem estar no centro dos comodos, sem uma parede de suporte, especialmente se o quarto é espaçoso e tem uma forma retangular.

Mas além das “regras” do Feng Shui sempre devemos manter conforto e saúde ambiental. Porque nossa casa é onde vivemos e revivemos todos os nossos momentos. E onde recebemos quem nos é importante, onde educamos nossos filhos, dividimos nosso dia com quem amamos… E sempre recomendado, acima de tudo, a deixar os ambientes mais organizados, confortáveis e harmoniosos na casa.

Embora seja uma ciencia milenar, com o intuito de melhorar nossa vida, não devemos usar o Feng Shui como uma cura milagrosa para nossos problemas. Ter um bom chi ajuda a melhorar a sua vida e funciona como uma boa força orientadora, em última análise, e só depende de você fazer as ações necessárias para a mudança na sua vida.

Submit a Comment

Or