Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image

ame arquitetura | September 16, 2019

Scroll to top

Top

No Comments

Sete Maneiras de Ousar

Sete Maneiras de Ousar
amearquitetura

Como um desfile de moda, as mostras de decoração indicam tendencias e experimentam a reação do público frente ao que vai ser proposto. A cada temporada, podemos ver a decoração mudar, e vestir a casa se tornou algo tão normal quanto se vestir, principalmente em ocasiões especiais! Quem trabalha com decoração sabe que, a partir de outubro, chovem pessoas que querem apenas dar uma melhoradinha em casa… Seja pintando, colocando aqueles quadros que estão há seculos esperando debaixo da cama, enfim! As festas nos levam a abrir as portas, e o final do ano nos apresenta uma urgencia em deixar para trás as pendencias!!! Podemos mudar a atmosfera de um ambiente apenas com uma estampa diferente, uma textura interessante… E o efeito é de casa nova!

Na Sala!

Fabio Bouillet e Rodrigo Jorge são mestres em unir estampas com harmonia e beleza. Os ambientes sofisticados que eles projetam tem o diferencial de ter uma gama de tons a partir de uma só cor. No Apartamento Contemporaneo do Casa Cor eles, que praticamente inseriram o preto na decoração, optaram por clarear o ambiente com tons de cinza e bege! As cortinas em zig zag, acompanhando o desenho do tapete criam identidade e irreverencia ao ambiente.

Parede monocromática, mas politexturizada!

Parede monocromática, mas politexturizada do Apartamento Contemporaneo de Fabio Bouillet e Rodrigo Jorge. Destaque para as cortinas, em tecido zig zag da Orlean.

 

Apartamento Contemporaneo

Apartamento Contemporaneo

Paloma Yamagata e Bruno Rangel preferiram o conceito High Low, muito comum na moda e que agora chega a decoração usando materiais sofisticados com outros mais simples. Neste caso o papel texturizado forrou toda a parede de fundo da sala, em composição com a iluminação e um background perfeito para as obras de arte expostas. O pé direito altíssimo fica menos impessoal com o papel de parede em um tom mais para o escuro, e com textura.

 

paloma-yamagata (2)

O pé direito altíssimo fica menos impessoal com o papel de parede em um tom mais para o escuro, e com textura. Destaque para as almofadas 

 

 

Papel de Parede ARTE Le Corbusier

Papel de Parede ARTE Le Corbusier


 

No Quarto!

Nos quartos conseguimos grandes mudanças apenas trocando os tecidos! A colcha, um detalhe nas cortinas, rolos e travesseiros e os ambientes se transformam. Abaixo o ambiente de Andrea Chicharo, com projeto inspirado na cidade de Lisboa. Destaque para a escrivaninha de Jader de Almeida, de frente para a super vista!! Gostei desta divisória entre sala e quarto do Loft Férias em Lisboa! E os tecidos criaram um clima mais alegre ao ambiente.

 

andrea-chicharo (1)

Divisórias são ótimos recursos para quem quer inovar. As malas em palhinha e os tecidos da Orlean proporcionaram maior personalidade ao ambiente.

 

Tecido Harlequin Tembok  da Orlean

Tecido Harlequin Tembok da Orlean

 

Adorei o quarto que Paloma Yamagata e Bruno Rangel criaram dentro de um conteiner, um quarto. Uma das maiores inovações, é a camurça drapeada vestindo as paredes. Chic e sóbrio.

 

Paloma Yamagata e Bruno Rangel criaram o Loft 212

Paloma Yamagata e Bruno Rangel criaram o Loft 212, com revestimento em camurça drapeada da Orlean.

Papel de Parede ARTE Antelope da Orlean

Papel de Parede ARTE Antelope da Orlean

No quarto do Apartamento Contemporaneo, os arquitetos trouxeram a estampa em zig zag usada na sala, para o quarto, mantendo uma unidade.

Simples e bonito, a cama ganhou destaque com a colcha em tecido zig zag.

Simples e bonito, a cama ganhou destaque com a colcha em tecido zig zag. E papel de parede Dots, da Orlean.

Tecido Tanomah Zahara da Orlean

Tecido Tanomah Zahara da Orlean

 


Na Cozinha!

Acho que Alexandre Lobo e Fabio Cardoso, arquitetos responsáveis pela Cozinha Gourmet, fizeram o ambiente mais delicioso do Casa Cor Rio 2014! E eles levaram a sério o título, sempre tem um bolo quentinho para quem dá uma passadinha!! Eu amei tudo, decoração rústica mas contemporanea, com um ar de cozinha londrina misturada a uma sede de fazenda… Enfim! Deu certo! Me surpreendi com o papel que eles usaram, para compor com uma sequencia de quatro estantes metálicas, vazadas, bem industriais. O papel fica atrás destas estantes, dando a impressão de fazer parte da estrutura. Os vãos ficaram “casados” com os suportes verticais, ambientando. Nas outras paredes, além do tijolinho aparente, seguindo um rústico mais atual, eles colocaram papel de parede imitando concreto aparente.

alexandre-lobo-fabio-cardoso

No “roda teto” o papel de parede imitando concreto armado. E as estantes metálicas pintadas de preto, com o papel de parede ao fundo.

Aqui conseguimos ver melhor a interação das estantes com o papel de parede.

Aqui conseguimos ver melhor a interação das estantes com o papel de parede.

Papel de Parede Mr Perswall -  (Pallet Collar) da Orlean

Papel de Parede Mr Perswall – (Pallet Collar) da Orlean – incrível a perfeição!

Papel de Parede Mr Perswall  (Concrete Wall) da Orlean

Papel de Parede Mr Perswall (Concrete Wall) da Orlean


No Banheiro!

 

Papel de parede nos banheiros? Muita gente torce o nariz para esta solução! Muitos acreditam que o vapor vai danificar o papel, soltar a cola… Mas com a tecnologia, os papéis já não são tão frágeis como pensamos. Marcia e Manu Muller, mãe, filha e sócias criaram uma Sala de Banho para o Casa Cor do Rio. Privilegiando a riqueza de estampas, e a harmonia entre elas, escolheram aplicar, entre azulejos e ceramicas, o papel de parede. O resultado ficou lindo!

 

O papel de parede na Sala de Banho de Marcia e Manu Muller

O papel de parede na Sala de Banho de Marcia e Manu Muller

 

Papel de Parede O&L - Providencia da Orlean

Papel de Parede O&L – Providencia da Orlean


 

“Ousar é perder o equilíbrio momentaneamente. Não ousar é perder-se”

Soren Kierkegaard

Submit a Comment

Or