Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image

ame arquitetura | July 22, 2019

Scroll to top

Top

No Comments

Rústico, Tradicional ou Contemporâneo?

Rústico, Tradicional ou Contemporâneo?
amearquitetura

Quando nós, arquitetos, somos chamados para decorar ou mesmo fazer do zero uma casa, temos que pensar em um estilo arquitetônico para servir de base para nosso projeto e decorar a casa com harmonia. Sendo assim, partindo de um determinado estilo, podemos nos guiar através do uso das cores, tipos de móveis e disposição dos mesmos, além de acessórios decorativos que contribuirão para um acabamento rico de detalhes e que mostram um pouco mais do perfil da pessoa que vai morar ali. Por isso que, quando vou fazer um projeto, gosto de conversar com meus clientes, saber suas preferencias arquitetônicas, saber que lugares gosta de visitar, entender melhor a personalidade da pessoa para enato, propor um estilo. Muitas vezes eles ja tem ideia do estilo que gostariam de seguir e cabe aos arquitetos harmonizar as escolhas dos clientes.

Estilo Tradicional – Traditional Style

 

O estilo mais conhecido e usado é o Tradicional, a maior vantagem é apresentar características atemporais, através dele somos reportados à elegância e grandiosidade que regia o século dezoito e dezenove.

As cores na decoração que acompanham o estilo tradicional são o bordeaux, o verde-esmeralda e o azul marinho, além claro, dos tons de bege e o branco. E em geral as peças são em dourado, prateado ou latão.

As cores na decoração que acompanham o estilo tradicional são o bordeaux, o verde-esmeralda e o azul marinho, além claro, dos tons de bege e o branco. E em geral as peças são em dourado, prateado ou latão.

 

 

O estilo mais conhecido e usado é o Tradicional, a maior vantagem é apresentar características atemporais, através dele somos reportados à elegância e grandiosidade que regia o século dezoito e dezenove. As madeiras de lei, como imbuia, cerejeira (tons escuros) aparecem em móveis antigos: originais ou reproduzidos, com um design ornamentado e rico, que traduz a imponência do estilo tradicional, o qual nunca sai de moda.

As madeiras de lei, como imbuia, cerejeira (tons escuros) aparecem em móveis antigos: originais ou reproduzidos, com um design ornamentado e rico, que traduz a imponência do estilo tradicional, mais suntuoso e rico em materiais, mobiliário, etc.

 

 

Pode-se usar os estilos arquitetônicos em todos os cômodos de uma casa, inclusive em quartos de bebe. Este na foto, é um quarto tradicional, porém com pequenos detalhes contemporâneos, como as molduras dos quadros e a luminária.

Pode-se usar os estilos arquitetônicos em todos os cômodos de uma casa, inclusive em quartos de bebe. Este na foto, é um quarto tradicional, porém com pequenos detalhes contemporâneos, como as molduras dos quadros e a luminária. Materiais como a cômoda e os baús trazem um aspecto mais rústico ao ambiente, e as cores em tons de bege ao marrom. Sendo assim um estilo tradicional-rustico.

 

 

Para compor um ambiente em estilo tradicional contemporâneo convém investir em cores suaves. Com elementos mais atuais mesclados aos moveis tradicionais, como as almofadas.

Para compor um ambiente em estilo tradicional contemporâneo convém investir em cores suaves. Com elementos mais atuais mesclados aos moveis tradicionais, como as almofadas, castiçais…

 

 

Estilo Contemporâneo – Contemporary Style

O estilo contemporâneo , moderno que refletem as tendências que apareceram a partir de 1950 até os dias de hoje. As palavras-chaves são ambientes simples, clean e com linhas retas, ou formas geográficas básicas.

Ha o maior uso de materiais tecnológicos e novos: fibra de vidro, faia, wengè, aço escovado... O jogo de volumes também é bastante usado neste estilo arquitetônico.

Ha o maior uso de materiais tecnológicos e novos: fibra de vidro, faia, wengè, aço escovado… O jogo de volumes também é bastante usado neste estilo arquitetônico. As linhas retas são presentes e os grandes panos de vidro inserem a paisagem nos ambientes.

 

 

Para o estilo contemporâneo, é feito o maior uso da mobília minimalista, geométrica, futurista; a base das cores das paredes é clara, e o teto é branco.

Para o estilo contemporâneo, é feito o maior uso da mobília minimalista, geométrica, futurista; a base das cores das paredes é clara, e o teto é branco.

 

 

O estilo contemporâneo, brinca com cores e texturas, elementos neutros e arte, suas linhas são mais leves e a mesclarem de elementos na decoração se faz presente.

O estilo contemporâneo, brinca com cores e texturas, elementos neutros e arte, suas linhas são mais leves e a mesclarem de elementos na decoração se faz presente.

 

 

Atualmente um dos estilos contemporâneos é o chamado Boho Chic, que nada mais é um estilo de decoração, sendo muito utilizado em ambientes jovens. Neste caso, a interação do antigo com o novo, o uso de cores fortes, diferenciadas estampas e materiais, alem de usar moveis antigos reformados, ganhando outro aspecto promove uma maior interação e jovialidade no ambiente.

Atualmente um dos estilos contemporâneos é o chamado Boho Chic, que nada mais é um estilo de decoração, sendo muito utilizado em ambientes jovens. Neste caso, a interação do antigo com o novo, o uso de cores fortes, diferenciadas estampas e materiais, alem de usar moveis antigos reformados, ganhando outro aspecto promove uma maior interação e jovialidade.

 

 

Estilo Rustico – Country Style

Para finalizar, o estilo rústico! Como o próprio nome já diz, tem como base os móveis com acabamento mais “grosseiro”, madeira aparente, produzidos a mão, com detalhes… Remete a tranqüilidade da vida no campo, e se busca uma decoração com elementos mais naturais, florais, tons mais escuros e uma arquitetura mais carregada, com estrutura aparente, entre outras características.

A repetição das cores, como desta sala, onde almofadas e poltrona seguem a mesma tonalidade, móveis maiores e confortáveis, madeira aparente... São algumas dos recursos usados para uma decoração mais rutstica. É muito usada em casas de campo.

A repetição das cores, como desta sala, onde almofadas e poltrona seguem a mesma tonalidade, móveis maiores e confortáveis, madeira aparente… São algumas dos recursos usados para uma decoração mais rutstica. É muito usada em casas de campo.

 

 

Papeis de parede, iluminação baixa, simetria e mais uma vez, moveis grandes e confortáveis criam o aspecto suntuoso de um country style.

Papeis de parede, iluminação baixa, simetria e mais uma vez, moveis grandes e confortáveis criam o aspecto suntuoso de um country style.

 

 

Por fim a cozinha Country  - no estilo rústico francês - da Minacciolo mostra que este estilo pode ser elegante, clean e atual.

Por fim a cozinha Country – no estilo rústico francês – da Minacciolo mostra que este estilo pode ser elegante, clean e atual.

 

 

O que importa mesmo é que a casa em que vivemos esteja de acordo com o nosso estilo. Sobrepor combinações, mesclar objetos pode ser perigoso na decoração, mas com um bom profissional tirando partido de todas essas possibilidades, faz com que toda um ambiente se torne harmonioso e agradável.

 

Por Aline Araujo e colaboradora.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Submit a Comment

Or