Tendência: Espaço Multifuncional!!!

Este projeto para um estudio de 20m² dentro de um apartamento em Tel Aviv mostra que é possível colecionar obras de arte em toda uma vida, mesmo que voce tenha um pequeno espaço, basta dimensionamento e organização… – confesso que para mim seria super dificil, maaaaas…. #ficaadica né… Os arquitetos israelenses Ranaan Stern e Shany Tal conseguiram reunir neste ambiente espaço o suficiente para que seu cliente, um artista que coleciona seus trabalhos e de sua família desde 1940, guardasse toda a sua obra. Versátil, o estúdio também é onde o artista hospeda amigos, além de usar como atelier e expor algumas peças quando necessário.

Repleto de gavetas, os ambientes podem ser usados de diversas formas, como na foto, com bastante espaço disponível, a mesa que pode ser de trabalho ou para refeiçoes.

Ao puxar uma alavanca, surge uma cama embutida, que tambem faz o papel de sofá. As cores usadas, madeira crua e tons de bege deixam o ambiente uniforme e amplo. Pode-se ver as diferentes alturas das gavetas, que serve para armazenar diversos tipos de trabalhos.

Cada gaveta foi feita a partir da medida das obras do acervo do morador. Tudo foi feito a partir de palets, e as portas deslizantes são removíveis, podendo ser utilizadas como painéis para apresentação ou cavaletes para trabalho. A cena muda de acordo com a abertura das gavetas e portas. Cada peça é armazenada por tamanho, grupo, utilização ou conexão com o artista.

Inumeros orificios nas portas podem ser usados de diversas formas, com cilindros de madeira, podem expor trabalhos ou inspiraçoes do artista. A porta de correr esconde a cama embutida.

O espaço tambem é usado como galeria, onde suas obras são expostas usando as próprias portas de correr.

As gavetas podem ser retiradas interiras e colocadas sobre a mesa para facilitar o trabalho e arrumação. Assim, basta deixar todo o material dentro das gavetas e retirar apenas quando for usar, como um grande porta objetos.
Por Aline Araujo
Submit a Comment