Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image

ame arquitetura | November 15, 2019

Scroll to top

Top

One Comment

As 10 melhores Faculdades de Arquitetura do Brasil

As 10 melhores Faculdades de Arquitetura do Brasil
amearquitetura

Vou fazer um desabafo nesse post, internet, Google, Wikipedia… Tudo isso é bom, né gente? Podemos pesquisar melhor, ver tudo sobre os cursos… Na época do meu vestibular, em 1999, a minha maior preocupação era simplesmente passar para alguma faculdade!!! Me lembro que meu pai estava me levando para uma das provas e me aconselhou: “Olha lá… não vai se formar em prestar vestibular hein… Vai de primeira!” …hahahaha, até que um pouco de pressão valeu, e passei para a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRJ (na época era a melhor faculdade de arquitetura do Brasil!!!). Com 16, 17 anos não temos muita noção da grandiosidade que é poder aprender sobre o que gosta em um lugar que ferve conhecimento, e fazendo esse post me deu muitas saudades de estar no campus, ainda mais sendo no prédio que era (embora muito mal cuidado, uma pena!), uma linda peça do modernismo, projetado pelos próprios estudantes do Escritório Técnico da Universidade do Brasil (a Universidade do Brasil deu origem a UFRJ e teve como aluno o Niemeyer), e com supervisão e projeto final de Jorge Machado Moreira.

Enfim, chega de saudosismo!!! Estamos em 2014 e a Folha promoveu uma pesquisa, com inúmeros critérios para selecionar as melhores faculdades do Brasil, com base em 2013. Para quem tiver interesse em ver outras profissões, entra neste endereço aqui e coloca a cadeira que pretende cursar. Abaixo listei as dez mais bem colocadas faculdades de arquitetura do Brasil, tanto relacionada a avaliação do ensino e a avaliação de mercado. A do ensino é baseada nas provas que os alunos fazem quando estão no final do curso, para uso do MEC. A avaliação de mercado foi feita pela Folha.

 

 

Avaliação do Ensino

 

 

  1. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

 

Prédio Modernista da FAU - UFRGS (foto de Luís Stocker Jr.)
Prédio Modernista da FAU – UFRGS (foto de Luís Stocker Jr.)

 

 

 

2. Universidade de São Paulo (USP)

 

 

FAU USP, projeto de João Batista Villanova Artigas

FAU USP, projeto de João Batista Villanova Artigas

 

 

 

3. Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

 

FAU UFRJ projetado por Jorge Machado Moreira em 1955, edifício que encantou Le Corbusier por seguir a risca os conceitos do modernismo.

FAU UFRJ projetado por Jorge Machado Moreira em 1955, edifício que encantou Le Corbusier por seguir a risca os conceitos do modernismo.

 

4. Universidade Prebisteriana MAckenzie (UPM)

5. Universidade de Brasilia (UNB)

6. Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

7. Universidade Federal do Paraná (UFPR)

8. Universidade de Campinas (UNICAMP)

9. Universidade Federal de Santa Catarina

10. Universidade Estadual de Londrina (UEL)

 

 

 

Avaliação do Mercado

 

1. Universidade de São Paulo (USP)

2. Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

3. Universidade Prebisteriana Mackenzie (UPM)

4. Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

5. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

6. Universidade de Campinas (UNICAMP)

7. Universidade de Brasília (UNB)

8. Pontificia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ)

9. Universidade Federal da Bahia (UFBA)

10. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS)

 

 

Boa sorte galera do vestibular!!! O mais importante é fazer o que gosta!!!

 

Minha turma em 2000 visitando a Casa das Canoas de Oscar Niemeyer para fazermos maquete!! Um período inteiro de cortes nas mãos!!!

Minha turma em 2000 visitando a Casa das Canoas de Oscar Niemeyer para fazermos maquete!! Um período inteiro de cortes nas mãos!!!

 

Por Aline Araujo

Comments

  1. Débora

    Oi Aline… Gostei do seu post! Pelo que entendi você fez faculdade em 2000 certo?! Gostaria de saber se hoje, +/- 10 anos depois da faculdade você ainda gosta do que faz, se você ainda se sente bem a cada desenho ou projeto. Pergunto isso porque gostaria muito de fazer Arquitetura, mas ainda não sei se essa área é para mim e se realmente estarei feliz com essa escolha daqui há alguns anos… Obrigada… Bjoos

Submit a Comment

Or