Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image

ame arquitetura | April 29, 2024

Scroll to top

Top

No Comments

Zaha Hadid projeta interior para Casa Ronald McDonald

Zaha Hadid projeta interior para Casa Ronald McDonald
amearquitetura

Em 1974, na Filadéfia (EUA), o jogador de futebol americano Fred Hill, cuja filha se encontrava em tratamento de câncer no hospital local, conheceu o sonho de uma médica (Audrey Evans) em criar uma casa de apoio – tanto para as crianças em tratamento ambulatorial quanto para seus pais.

Inspirado por essa ideia, Fred organizou um jogo beneficente para arrecadar fundos e dar início ao projeto. Ele procurou os responsáveis pelos restaurantes McDonald’s locais, sugerindo-lhes que doassem parte das vendas de uma promoção. O McDonald’s deu total apoio ao projeto, doando toda a renda obtida. Com a arrecadação, o imóvel para sediar a casa de apoio foi comprado e, assim nasceu a primeira Casa Ronald McDonald. Hoje são mais de 300 em 52 países.

A próxima Ronald Mc Donald House será na Alemanha, em Hamburgo para atender as crianças e famílias que recebem tratamento contra o cancer no Hospital de Altona. Foram convidados 11 escritórios de arquitetura no mundo todo para projetar o interior de cada apartamento. São eles: Appia Contract (Alemanha); Barcode Architects (Paises Baixos); Brandherm + Krumrey (Alemanha); EMBAIXADA (Portugal); Estudio.Entresitio (Espanha); GRAFT (Alemanha); Hollein & Partner (Austria); Low Architecten (Belgica); Manuelle Gautrand (França); Raiserlopes (Alemanha); Sara Spire (Suíça); e Zaha Hadid architects (Reino Unido). Abaixo algumas imagens divulgadas pelo Istituto Ronald McDonald e via Design Boom.

 

Zaha Hadid

A arquiteta criou um ambiente futurista, com camas e comodas flutuantes, iluminação absolutamente indireta, formando caminhos e formas organicas. Materiais como madeira (no piso Parquet e nos paineis), pvc (formas das paredes) e vidro são abundantes, e mostram uma atmosfera clean, e intinerante, ja que os móveis podem ser realocados de acordo com a necessidade. São duas “capsulas” – suítes com 25m² cada uma, e devem ficar prontas no meio deste ano.

zaha-hadid-ronald-mcdonald-house-casa-amearquitetura-4 zaha-hadid-ronald-mcdonald-house-casa-amearquitetura-3 zaha-hadid-ronald-mcdonald-house-casa-amearquitetura-2

 

 

GRAFT

Pelo briefing do projeto para a Casa Ronald Mc Donald de Hamburgo, foi pedido que se fizesse um “Oasis”, onde as familias poderiam conviver e sair um pouco da rotina das clinicas e recuperação. O ambiente conecta espaços de uso comum como as salas, cozinha, sala de jogos e permite maior interação e encontros sociais. O escritório GRAFT pensou em um ambiente lúdico, com balanços e sofás confortáveis, estante para livros, alem de uma grande mesa de jantar onde todos podem interagir.

 

ronald-mcdonald-house-hamburg-altona-casa-amearquitetura-6

 

 

Manuelle Gautrand

A arquiteta francesa projetou um apartamento muito parecido com uma cabana na floresta, cheio de elementos de madeira que envolvem os pisos, paredes e teto. Seu conceito tem a ver com  montar diferentes plataformas niveladas modulares, muito parecidas com terraços, de onde surge uma série de móveis: bancos, mesas, cadeiras, palcos, mesas, etc.

 

ronald-mcdonald-house-hamburg-altona-casa-amearquitetura-5

 

 

 

LOW Architecten

A LOW Architecten organizarou sua unidade em várias comodos, como se fosse uma casa, com o banheiro, quarto, sala de estar, ligados por paredes estruturais de madeira. Um tapete define a área de jogos, enquanto que os espelhos foram instalados para criar mais altura. Uma enorme folha de policarbonato garante a privacidade entre as áreas.

 

ronald-mcdonald-house-in-hamburg-altona-lowarchitects-amearquitetura-8

 

 

 

Appia Contract

O escritória Appia Contract tentou maximizar o uso de seu projeto, que inclui um banheiro espaçoso, com uma várias prateleiras, e um grande espelho iluminado, além de uma poltrona confortável. As camas são de solteiro, enquanto um sofá-cama oferece uma opção de curto prazo para duas pessoas adicionais. Tiras de luz LED são integradas no banheiro, em comunhão com o teto luminoso, feito de fibras acrílicas e criando a imagem do céu numa noite clara de lua cheia. Quando o projetor é ligado, se transforma em um ambiente calmo e com a atmosfera tranquila.

 

ronald-mcdonald-house-casa-appiacontract-amearquitetura-9

 

 

Brandherm + Krumrey

Toda a sua idéia de fazer o quarto de dormir foi pensada como a construção de um ninho, onde os pássaros estão protegidos e se formando para então poderem alcançar seu voô solo.

 

 

ronald-mcdonald-house-casa-amearquitetura-10

 

 

 

 

 

 

Submit a Comment

Or