Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image

ame arquitetura | July 24, 2019

Scroll to top

Top

One Comment

Armani 5th Avenue NY

amearquitetura

Caminhando pela quinta avenida, em Nova York, a cada edifício ficamos encantados. Lojas como Cartier, Tiffany´s, Dolce e Gabanna, Louis Vuitton, Apple, Godiva, Sacks… São tantas, com variados tipos de arquitetura e vitrines incríveis, que seria difícil se surpreender mais com alguma coisa. Então, em 2009, o escritório de arquitetura de Massimiliano e Doriana Fuksas implementou seu projeto para Giorgio Armani, em plena quinta avenida com a 57!!! A flagstore abriga as linhas  Emporio Armani, Armani Collezione e Giorgio Armani nos dois primeiros pisos. No terceiro, e último piso, o Armani Ristoranti, Armani Casa e Armani Dolce.

A chegada de Armani foi tardia, mas surpreendeu com o projeto do Studio Fuksas. Detalhes no design e na escolha dos materiais e formas também deram a loja um diferencial. Além do design, um outro chamativo é o restaurante, com atmosfera super agradável, ótimo atendimento e delicioso.

 

IMG_0642

 

 

Quando se entra na loja é que podemos perceber a escada escultural que liga todos os andares, feita com uma estrutura resistente em aço e coberta por um material plástico ficando com a aparência de uma escultura. É um elemento completamente independente, que apenas traz a loja, com decoração escura e iluminação pontual, uma luz e dinamismo incríveis.

 

 

IMG_0643

 

 

O primeiro andar abriga as coleções mais acessíveis de Giorgio Armani. A decoração já mostra que é um ambiente mais informal, onde os manequins são mais despojados, e acessórios como a bicicleta preta enfeita e cria um clima mais cool à austeridade e nobreza dos materiais usados.

 

 

IMG_0657

 

 

Ao subir pela escada, também formada com rampas intercaladas entre os degraus, podemos nos sentir em um labirinto, ou dentro de um tornado, já que ela promove o formato de um redemoinho de vento. De qualquer modo essa fusão entre escadas e rampas, subindo e as vezes descendo para subir, promove um caminho inusitado e dinâmico que nos leva a cada andar. Iluminando através do “corrimão” , a escada mostra apenas o caminho da subida, proporcionando um jogo de luz e sombras interessante.

 

 

Escada escultura

 

 

O uso de cores sóbrias no projeto deixam os produtos a venda mais aparentes, mesmo que sejam de cores similares. O uso da iluminação de cima para baixo, sobre os manequins, assim como nas araras destacam as texturas de cada material. A iluminação ao contrário, dá maior destaque, deixando as áreas de passagem da loja em uma penumbra.

 

 

IMG_0659

 

 

No terceiro e último piso, encontramos porta-retratos, almofadas, mantas, luminárias, entre outros artigos da Armani Casa, expostos em balcões com design italiano. Destaque para o revestimento do piso em granito preto e as linhas curvas e suaves do expositor.

 

 

IMG_0668

 

 

Antes de entrarmos no restaurante, passamos pelo corner da Armani Dolce, com quitutes perfeitos para levar de presente, e claro, para dar uma engordadinha e colocar a culpa na viagem… 😉 Sou apaixonada pelo design dos móveis… Tanto pelas curvas, quanto pela combinação de cores… As prateleiras seguindo o estilo orgânico, contrastando com as paredes e a escada, para mim, são perfeitas!!!

 

 

 

IMG_0664

 

 

 

Armani Ristoranti

 

IMG_0685

 

 

Não gosto muito de misturar marcas com comida… Acho que um chefe de cozinha e um designer possuem trabalhos que são verdadeiras obras de arte, e ligando o nome de um ao do outro, pode desvalorizar injustamente um dos dois profissionais… Enfim, minha opinião, a qual permaneço fiel após conhecer o Armani Ristoranti! É delicioso, muito mesmo, cardápio na medida certa, com opções de cursos, bons vinhos e… alguém aí anotou o nome do chef??? Nem eu… Mas pesquisei no google, Sandro Romano!!! Foi chef do The Modern por sete anos, até que Armani o recrutou. A especialidade de Romano são peixes e frutos do mar, abaixo, rigattoni ao vongole!

 

 

IMG_0693

 

 

Muito além da excelente comida oferecida no restaurante, italiano é claro, está a iluminação do lugar. É perfeita, feita de maneira indireta, privilegiando cada mesa, colocada milimetricamente de acordo com sua iluminação e espaço. A estrutura orgânica da escada se faz presente na parede que separa os banheiros do salão, no mesmo material e seguindo a mesma forma.

 

 

IMG_0707

 

 

Mobiliário completamente inserido no conceito de design da marca, além do cuidado com que são colocados pratos, talheres e cristais, além da arrumação dos pratos, é claro. O que mais me impressionou foi a “cortina” em ripas de aço inox, pontuadas com LEDs de cor violeta, todas na vertical, deixando transparecer ao fundo os edifícios ao redor, e ao mesmo tempo dando privacidade  e a sensação de crepúsculo que a cor remete. Bem original e muito, mas muito lindo.

 

 

IMG_0689

 

 

Agora uma piadinha… Se você estiver acostumado a pedir água em um restaurante, achando que vai economizar… Cuidado!!! No Armani você vai levar um susto quando chegar a conta… US$ 11,00 pela garrafa de água Acqua Armani!!! Hahahaha, chega a ser um abuso!! Maaas…, por outro lado, pode se conseguir bons vinhos com garrafas de até US$ 50,00. Pelo visto beber Armani custa tão caro quanto vestir…

 

 

 

fuksas-5th-ave-zzz-third-floor-plan-plan-view fuksas-5th-ave-zzz-stairs-sections-01 fuksas-5th-ave-zzz-elevation-plan-design

 

ArchitectMassimiliano & Doriana Fuksas 

Programa: Emporio Armani, Giorgio Armani, Armani Casa, Armani Dolci, Armani Ristorante
Equipe de design: Sara Bernardi, Alfio Faro, Andrea D’Antrassi, Chiara Marchionni, Rossella Mastronardi
Design dos móveis: Ana Gugic, Farshid Tavakolitehrani, Lucrezia Rendace
Maquetes: Nicola Cabiati, Lucrezia Rendace, Jaim Telias
3D & Render: Giuseppe Zaccaria, Jaim Telias, Stratos Christofidellis, Valerio Romondia, Giorgos Machairas
Consultoria de Iluminação: Speirs & Major Associates Project
Consultor Armani: Davide Stolfi
Engenheiro estrutural: Gilberto Sarti
Cliente: Gruppo Giorgio Armani
Trabalho de arte: Mimmo Paladino
Área: 7.000 m²
Área Construída: 2.500 m²
Fotografia: Studio Fuksas e a´me arquitetura

Comments

  1. Thkniing like that shows an expert’s touch

Submit a Comment

Or