Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image

ame arquitetura | November 28, 2021

Scroll to top

Top

2 Comments

Morar Mais 2013: Quartos de bebe!

Morar Mais 2013: Quartos de bebe!
amearquitetura

Sem dúvida um quarto de bebe representa mais que um ambiente íntimo da casa. Quartos de bebes são ambientes sonhados pelos pais, preparados com todo o carinho e cuidado para receber o mais novo integrante da família!! Sendo assim, tem que ser bem especial, agradável, e proporcionar segurança e conforto a mamãe e ao bebe! Por outro lado, essa fase em que eles são pequenos passa muito rápido, e o quarto tão planejado, as vezes com alto investimento, fica ultrapassado para uma criança com 2, 2 anos e meio… Por isso, quando estiver preparando um quarto para bebe, deve-se planejar o crescimento dele, um trocador com ajuste de altura pode se tornar uma bancada para brincadeiras ou estudo, assim como um berço com opções de virar caminha, ou ainda seguindo o estilo Montessoriano, onde os bebes aprendem desde cedo a ter idependencia e dormem em futons. Isso vai do estilo e criação de cada pai e mãe, e o mais importa é o cuidado, amor e carinho que devemos proporcionar aos bebes.

Na Morar Mais de 2013, no Rio de Janeiro, tres propostas para quarto de bebes foram apresentadas:

 

1) Quarto de bebe menina

As designers Ândrea Fricks e Márcia Martinez criaram um móvel inusitado para servir como berço para a bebe: a poltrona Moon suspensa da Breton Actual, presa nos quatro cantos e com estofado próprio para receber um bebe!! A poltrona é feita em alumínio marrom fosco e fibra sintética marrom mesclada, quem iria imaginar usar esta poltrona como berço?

 

espaco-38-quarto-da-bebe-marcia-matinez-e-andrea-fricks-morar-mais-rio-2013

 

 

Outro destaque do ambiente é o piso de EVA, apropriado para bebes começarem a engatinhar e, posteriormente a dar os seus primeiros passos. O diferencial é a cor colocada no piso e os círculos em laranja para dar mais vida ao ambiente. O armário/estante de canto é feito em laca branca, com papel de parede rosa e iluminação indireta.

 

 

IMG_2838 (600x800)

Para se adequar a proposta da Mostra, as designers reaproveitaram blocos de concreto, pintando-os de branco que serve como base para a cama da babá e como sapateira. O pendente de canto (foto abaixo) é feito com copos de papel forrados com tecido. Para completar e dar vida ao ambiente, papel de parede super colorido, mesa lateral em laca rosa batom e futon cor de laranja, misturado a almofadas de variados tamanhos e formatos. Um charme!

 

 

 

 

 

2) Quarto do bebe descolado

 

Os arquitetos João Gilberto Braga e Sergio Fontes montaram um quarto para menino que serviria perfeitamente bem para uma criança de até 12 anos, apenas trocando o berço por uma cama. Materiais sóbrios como madeira e cimento queimado, assim como a iluminação com cortes no gesso e micro dicróicas trazem uma atmosfera clean ao ambiente.

 

 

 

IMG_2842 (600x800)

 

O berço do Meu Móvel de Madeira, é super versártil! Com rodinhas, pode se deslocar pela casa, para qualquer comodo. As grades pintadas de preto conferem um ar sofisticado e irreverente para um berço. O rodapé em madeira, com 30 cm de altura aumenta o pé direito e esquentam a parede pintada em um tom gelo acinzentado.

 

 

espaco-39-quarto-do-bebe-descolado-bertha-calleu-joao-gilberto-braga-e-sergio-fontes-morar-mais-rio-2013

 

A poltrona em azul forte, é super confortável, com braços baixos para acomodar a almofada de amamentação. A mesa lateral de caixa de fósforo poderá permanecer neste quarto por mais dezesseis anos, ja que é um clássico principalmente para os quartos de adolescentes. Completando a foto, a porta de correr pintada em tinta-lousa preta contrasta com o azul da poltrona e cria um quadro negro onde se pode escrever os horários do bebe! Otima ideia, já que esta é uma fase em que as mães precisam de muitos lembretes… A amamentação e a novidade que é ter um bebe em casa nos faz esquecer dos mais importantes compromissos!!

 

 

 

 

3) Quarto dos dois irmãos

 

Nem sempre conseguimos ter um número de quartos proporcional ao número de filhos, ainda mais considerando os diferenciados tipos de famílias, em que crianças com pais separados tem duas casas e, dois quartos. Quando chegam os irmãos menores, muitas vezes temos que adaptar o quarto do irmão maior! A arquiteta Andrea Figari e a designer de interiores Priscila Bastos decidiram representar esse momento e se inspiraram em um passeio de balão pelo Rio de Janeiro, no quarto para uma recém-nascida e seu irmãozinho de 4 anos.

 

espaco-42-quarto-dois-irmaos-andrea-figari-e-priscila-bastos-morar-mais-rio-2013

 

Seguindo tambem um estilo montessoriano de organizar os brinquedos e bancada, onde a criança tem acesso direto aos seus brinquedos e trabalhos. A cama é retrátil (embutida no armário), sendo aberta apenas quando necessário e proporcionando um espaço maior para brincadeiras.

 

IMG_2809 (597x800)

 

 

Como é um quarto misto (para menino e menina), o colorido das caixas, cadeiras de acrílico e móveis como berço, rack e bancada ficam em harmonia com o azul mais forte dos armários Treselle (com portas corrediças revestidas de laminado que permite rabiscar à vontade) e o rosa claro da parede. O painel branco em marcenaria ao fundo deixa passar a luz e forma um gradil estiloso, e para terminar, o papel de parede de nuvens, aplicado no teto dá um efeito lindo com os balões pintados acima do berço. A iluminação forte ajuda a encontrar brinquedos e as cordas vermelhas lembram as cordas dos balões. Dividir, nesse caso, fez multiplicar!!

 

 

 

 

 

Comments

  1. Artemis Bragac

    Adorei a materia, que resume muito bem a excelência dos projetos apresentados nesta mostra, só retificando que no espaço do bebê descolado os arquitetos são o João Gilberto e Sérgio Fontes da Padiola Arquitetura, Bertha Callau é a artesã responsável pelo atelier de mesmo nome.

Submit a Comment

Or