Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image

ame arquitetura | April 29, 2024

Scroll to top

Top

No Comments

Passeio Deca pela Itália

Passeio Deca pela Itália
amearquitetura

Todos os anos a Deca leva um grupo de arquitetos e amigos para um passeio nos arredores de Milão, durante o Salão do Móvel. Já está no calendário e wish list de muitos profissionais, uma vez que os roteiros são incríveis: já tiveram degustação de água na Pellegrino, visita a fábrica de seda, passeios pelo Lago Como… Enfim! São experiências de lifestyle que a empresa acredita ser importante para o seu público, e com certeza inspiram e nos faz lembrar com carinho de momentos tão especiais e exclusivos.



Este ano fui uma das convidadas a integrar o Grupo Deca no passeio!!! Vocês não imaginam a minha felicidade quando chegou na minha casa uma caixa da Deca, com o convite e presentinhos que estarão comigo nas próximas viagens: porta passaporte, etiqueta de mala, necessaire e porta óculos, em couro, lindo mesmo! Tudo feito com o maior cuidado e pensando no que é necessário levar na mala. Achei incrível e, mesmo sabendo que os passeios da Deca são os melhores, não imaginava que a experiência começaria desde o Brasil, e a expectativa foi enorme para chegar o grande dia!!


Parte do gupo animado convidado pela Deca para curtir esse passeio incrível

Parte do gupo animado convidado pela Deca para curtir esse passeio incrível


Embarquei para Milão dia 10, e o passeio aconteceu no dia 12 de abril. A programação começou cedo, no Hotel Carlton Baglioni, um cinco estrelas em que os quatro ganhadores do prêmio Deca ficam hospedados durante a Milan Design Week. Quando todos os 48 convidados exclusivos estavam a bordo, seguimos para Franciacorta, pela autopista A-4, que corta uma das regiões mais industrializadas da Itália. Galpões e chaminés eram predominantes por cerca de 50 minutos até chegarmos aos vinhedos, mudando completamente a paisagem. Campos e mais campos surgiram pela janela do ônibus e o Grupo Deca, animadíssimo, estava ansioso pelo que nos esperava.


Sobre Franciacorta


 

 

Região de Franciacorta: 108 vinícolas

Região de Franciacorta: 108 vinícolas


Situada nos arredores do Lago d’Iseo (Brescia) a região é imersa em uma bela paisagem caracterizada pelas colinas e a vastidão dos seus 3.000 hectares de vinhedos espalhados por 19 cidadezinhas. A presença das colinas e do lago, faz com que haja o micro clima ideal para a produção das uvas Chardonnay, Pinot Nerto e Pinot Bianco nas suas 108 vinícolas.


Vinhedos em Franciacorta, Brescia

Vinhedos em Franciacorta, Brescia


Franciacorta é a única região da Itália (e uma das pouquíssimas do mundo) a utilizar o método champenoise (ou método clássico), que é a mágica por trás do champanhe, isso quer dizer que além da primeira fermentação em tonéis de inox ou em barrica, o vinho passa por uma segunda e complexa fermentação em garrafa, seguida de uma temporada de envelhecimento de pelo menos 18 meses. O resultado é uma bebida elegante, de bolhas finas e acidez suave.


Em 1998, entrou em vigor em Franciacorta uma regra de produção bem mais severa que a existente na região de Champagne: os vinhedos são controlados, e possuem produção limitada a 10 mil quilos por hectare. Além disso, para produzir um garrafa de champagne, o tempo de maturação é de 15 meses, enquanto um Franciacorta leva 25 meses.


Hoje o Franciacorta se coloca como um dos grandes vinhos italianos, com uma produção ‘limitada’ de 15 milhões de garrafas por ano, 90% consumidas pelo mercado italiano. Confesso que não conhecia os vinhos da região, mas depois do Passeio Deca, já sei com certa propriedade que, pedir um desses significa não errar.


 

Prontos para o Bike Tour pela Strada Del Vino, em Franciacorta

Prontos para o Bike Tour pela Strada Del Vino, em Franciacorta


Descemos do ônibus e meia centena de bicicletas elétricas nos esperavam. Essa bike é super legal, porque não funciona apenas no modo elétrico. Ela nos permite pedalar, e se quiser só usar a força mesmo, e nos ajuda quando acionamos o modo “turbo”. Teve gente que só descobriu isso no final, né Mariana Amaral? Se bem que eu não posso falar nada, embora soubesse usar a bicicleta, consegui a proeza de levar um tombo por estar fazendo #SnapChat pelas ruelas… Bastou um buraco no chão que me destestabilizou e… Cataploft!!!  E, pior, quase derrubei o Angelo e a Walkíria Derenze, sem falar na Andrea Costa também. Por pouco o D&D Shopping não ficou sem a equipe. Desculpa ai pessoal!! Se pedalar, não snapchat!!


Joia Bergamo na frente, comigo e Andrea Costa atrás

A arquiteta Joia Bergamo na frente, comigo e Andrea Costa, D&D Shopping, logo atrás.


 

Franciacorta, 12.04.16 Foto: V’ctor Sokolowicz

Tuca Reinés, fotógrafo internacional e também jurado do Prêmio Deca.


 

Franciacorta, 12.04.16 Foto: V’ctor Sokolowicz

Paulo Bacchi, Artefacto e Raul Penteado, Deca.


 

Pelas cidades de Franciacorta

Antonio Ferreira Jr. e Laís Bacchi pelas cidades de Franciacorta


 

Franciacorta, 12.04.16 Foto: V’ctor Sokolowicz

Otto Felix, ganhador do Prêmio Deca na categoria residencial.


Eu e Mariana Amaral nos vinhedos

Eu e Mariana Amaral nos vinhedos


 

Franciacorta, 12.04.16 Foto: V’ctor Sokolowicz

Feras da arquitetura, decoração e design brasileiros reunidos para o Passeio Deca na Itália.


As paisagens lindas, iluminadas por um dia de sol e temperatura agradável contribuíram para o sucesso do passeio! Seguimos de bicicleta pelas cidadezinhas ao redor dos vinhedos, e o combinado seria parar no meio do caminho, em frente a Igrejinha local. Mas como o passeio estava super gostoso, e havia tempo, entramos no clima fitness e pedalamos pela Strada del Vino até chegar à melhor vinícola da região: a Ca´del Bosco.


Sobre a Ca´del Bosco


Sede da Ca´del Bosco e os lobos azuis, com design chamativo, no telhado.

Sede da Ca´del Bosco e os lobos azuis, com design chamativo, no telhado.

 


 

 

Ca’ del Bosco (Casa do Bosque) é uma vinícola pertencente à região da Lombardia, e comandada por Maurizio Zanella, proprietário da casa, e um dos mais renomados enólogos do país. As instalações da Ca’del Bosco são fantásticas e têm equipamentos de última linha, como um elevador que leva o vinho ao topo dos tanques de inox.


Decoração da Ca´del Bosco - vinhos e decoração impecáveis

Decoração da Ca´del Bosco – vinhos e decoração impecáveis


Além da produção e instalações, o que me chamou atenção em todo o campo e construções na vinícola, foram obras de arte e design em toda a parte. A começar pela entrada da vinícola, que se tornou cartão de visita da propriedade, denominado “Cancello Solare” e foi esculpido em aço e bronze por Arnaldo Pomodoro. Já no edifício sede, lobos azuis se destacam no alto do prédio, e são reproduzidos pelos túneis que levam aos barris onde fermentam os vinhos.


Repleto de obras de arte, a Ca´del Bosco é uma das melhores vinícolas da região.

Repleto de obras de arte, a Ca´del Bosco é uma das melhores vinícolas da região.


O dono da Ca´del Bosco, Maurizio Zanella, é o segundo maior colecionador de “ter bichieri”, que é a nota máxima do “Gambero Rosso”, um dos guias enológicos mais importantes da Itália, ficando atrás apenas de Angelo Gaja. Bravo!


Grupo Deca de amigos

Grupo Deca de amigos


Fomos recebidos pós bike tour pela equipe da Ca´del Bosco para uma degustação com seus vinhos premiados. Amigos de longa data e convidados se reuniram em um brinde ao momento, cercados por vinhos, arte e uma natureza marcante.


Flavia Parini e Raul Penteado da Deca, junto ao Bruno Antoniacci foram nossos anfitriões.

Flavia Parini e Raul Penteado da Deca, junto ao Bruno Antonaccio foram nossos anfitriões.


Seguindo o roteiro, fomos para o restaurante Relais Franciacorta, que ocupa uma construção original de 1670, rodeado por 60.000 m2 com uma vista liiiinda para o Lago de Iseo e os Alpes Italianos.


O Relais Franciacorta é um hotel na região, com construção de 1670

O Relais Franciacorta é um hotel na região, com construção de 1670


 

Eu e Pedro Ariel no Relais Franciacorta

Eu e Pedro Ariel no Relais Franciacorta


 

Antipastos italianos

Antipastos italianos


 

Sobremesas do Relais FRanciacorta

Sobremesas do Relais Franciacorta


 

Vencedores das categorias nacionais do prêmio Deca: Fernando Piva, David Bastos, Patricia Anastassiadis e Otto Felix.

Vencedores das categorias nacionais do prêmio Deca: Fernando Piva, David Bastos, Patricia Anastassiadis e Otto Felix.


 

Para sentir melhor o clima, fiz um vídeo com todo o roteiro, desde o embarque, durante o bike tour, e em todos os lugares que visitamos. Ficou lindo! E, claro, vocês vão poder conhecer melhor os vencedores do Prêmio Deca, David Bastos, Fernando Piva, Patricia Anastassiadis e Otto Félix, além de um bate papo com Tuca Meiner, um dos jurados do prêmio, Flavia Pardini e Raul Penteado, da Deca. Esse é o DesignLifeStyle!



 

Espero que gostem!!


 

E para quem quiser se inspirar nestes quatro profissionais de sucesso, um pouco do que eles pensaram para seus projetos, e como foi a emoção de ser ganhador em um Prêmio com milhares de inscrições pelo Brasil inteiro. David Bastos, Fernando Piva, Patricia Anastassiadis e Otto Felix falam para a gente no video abaixo:


 


Sobre o Prêmio:


Há 21 anos o Prêmio Deca consagra o talento de grandes profissionais do mercado. Participando do prêmio, o profissional concorre a uma experiência inesquecível em Milão durante a feira do Móvel e a um carro 0km. Além disso, ele também tem seu trabalho publicado na revista Casa Claudia e participa da grande cerimônia de premiação. Nesse ano a novidade é a inscrição de projetos de Cozinhas. O período para inscrição de projetos é até dia 26 de setembro.

Fase 1: Certificado de Autorização CAIXA nº.3-0406/2016.
Fase 2: Certificado de Autorização CAIXA nº. 6-0421/2016

Fotos minhas e do fotógrafo V’ctor Sokolowicz

Vídeos AME ARQUITETURA no www.youtube.com


Gostaria de agradecer em especial ao Raul Penteado, Bruno Antonaccio e Flavia pelo convite. Ainda estou começando minha história na arquitetura e design, e fiquei muito feliz de poder estar entre grandes nomes do mercado brasileiro, participando e sendo acolhida com carinho por cada um. Muito obrigada mesmo pelo dia incrível e inesquecível, meu dia Deca!

Aline Araujo


Fotos minhas e do fotógrafo V’ctor Sokolowicz

Submit a Comment

Or