Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image

ame arquitetura | December 6, 2019

Scroll to top

Top

One Comment

Como aplicar sustentabilidade nos projetos

Como aplicar sustentabilidade nos projetos
amearquitetura

O Casa Cor em São Paulo começou há dois dias, mas só hoje consegui um tempinho para vir a cidade e conferir de perto as novidades apresentadas pelos arquitetos. Um dos ambientes que mais me chamaram atenção foi o loft para casal, absolutamente sustentável, com projeto de Patrícia Martinez. Com pinceladas escandinavas, o ambiente de 70 m², apresenta propostas sustentáveis e soluções de mobilidade arquitetônica. Desde os tempos de faculdade, procuro fazer meus projetos com produtos sustentáveis, sempre usando alguma idéia nova para chegar ao objetivo de ser o menos prejudicial a natureza possível. Mas não é tarefa fácil, por isso todo projeto que possui estas soluções me chamam atenção e fico feliz em publicar.

IMG_7752

Patricia Martinez projetou o ambiente, batizado de Lagom, que significa “quantidade exata” em escandinavo, possui 70m² e foi pensado para um casal jovem e conectado. Por ser um patrimônio tombado, sua aparência externa é antiga, mas em seu interior, o visitante encontra um espaço moderno e contemporâneo, com forte influência da Arquitetura Parasita, que pode ser pensada como um corpo único que alimenta outras formas de existência.

IMG_7680

Para fugir do óbvio, logo na entrada a praticidade da Horta Vertical, da NDT Brazil, traz um apelo que resgata o cultivo dos alimentos, além da Bicicleta Elétrica dobrável da E-Leeze, uma proposta de transporte sustentável. Este cenário é cercado por uma “estufa” de vidro impresso de segurança Blindex, que reveste todo interior do ambiente. Além da beleza estética, sua estanquiedade diminui a perda de calor e torna as funções do ar condicionado mais eficientes.

IMG_7784

Apesar de possuir uma metragem pequena, a casa que foi projetada com todos os cômodos, tem como principal tendência apresentar soluções viáveis de mobilidade arquitetônica, de forma agradável e fluida. Multifuncional e mutante, o espaço foi idealizado com elementos quase que moduláveis, onde é possível criar uma distribuição de espaço completamente diferente. Por seu reconhecimento e valor histórico, o único corpo engessado que não pode ser alterado é sua estrutura.

IMG_7817

A versatilidade dos espaços contemporâneos também está na compreensão do banheiro, que foi desmembrado. Com seu volume externo revestido com ripas de bambu da Neobambu, de um lado está o chuveiro, do outro a bacia. A cuba Deca, ganha destaque como elemento no quarto do casal. Com a sustentabilidade em voga, a iluminação é 100% LED. Além disso, o sistema de iluminação Efilux Solatube traz luz natural diurna ao banheiro, sem consumo de energia, independente da posição do sol.

IMG_7836

Com o risco de sobrecarga em um telhado que era antigo, ao invés de utilizar um lambri de madeira, a solução encontrada foi fazer um forro de gesso e cobri-lo com folhas de bambu, da Neobambu, que além do aspecto agradável, proporcionou uma aplicação de construção leve, sem comprometer nem alterar a estrutura original.

IMG_8009

Com bancada Cosentino de toque aveludado da Silestone, a cozinha planejada pela Valcucine possui um aspecto friendly, aliado ao design e tecnologia avançada dos eletrodomésticos Gorenje do Brasil. Para garantir um local elegante e sem excessos que o lifestyle propõe, a marcenaria modulável de Augusto Moreno percorre todo o ambiente.

IMG_7794

Com forte influência na minuciosa escolha dos produtos e acabamentos, esta relação sensorial torna o espaço de morar um local dinâmico, minimalista e humanizado.  Com um olhar apurado para as formas, Patricia Martinez utiliza elementos arredondados para quebrar a rigidez do espaço. Os grafismos acentuados do tapete Punto e Filo, luminárias de teto e mesas de murano da Fas Trade, além do sofá FAVN, de Jaime Hayón para Atec Móveis, exploram esses traços que incluem pinceladas escandinavas ao décor brasileiro, uma das diretrizes criativas da arquiteta. Atenta à sutileza dos detalhes, a lareira Mobly e a Poltrona Nepal da Casual Móveis reforçam o aconchego do living.

IMG_7730

Para tornar Lagom ainda mais agradável, Paula Braga foi responsável pela curadoria de arte, com obras de Pedro David, Ricardo Rendon, Ivan Navarro, Renata Tassinari, Marcelo Tinoco, entre outros nomes. Esta apurada seleção buscou provocar a sensibilidade, que ora tem apelo sensorial, ora trabalha com a profundidade de suas formas e paisagens.

IMG_7759

 

CASA COR 2015 – O Brasil Visto por Dentro
Data: 26 de maio a 12 de julho de 2015

Local: Jockey Club de São Paulo
Endereço: Av. Lineu de Paula Machado, 1075 – Cidade Jardim – São Paulo – SP

Horário de Funcionamento: Terça a Sábado das 12h às 21:30h 

Domingo e Feriado das 12h às 20h

 

Comments

  1. You’re so cute.

Submit a Comment

Or