Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image

ame arquitetura | December 14, 2017

Scroll to top

Top

No Comments

CURSO: Interior Design For Professionals no Istituto Marangoni

CURSO: Interior Design For Professionals no Istituto Marangoni
amearquitetura

 

Oi gente!! Depois de um abril inteiro dedicado ao design, chegou maio com calma para organizar todo este aprendizado e me dedicar a compartilhar com vocês!!

Além da Semana de Design de Milão, que inclui o Salone Del Mobile (maior feira de design do mundo) e o Fuori Salone pelas ruas da capital do design, fiz um curso no Istituto Marangoni, escola referência em design em toda a Europa. Este pequeno curso (uma semana), logo após a feira, foi essencial para captar melhor a essência do que foi visto e para entender como os grandes designers e marcas usam a semana em seu calendário anual.


Interior Design For Professionals Short Course  – Istituto Marangoni


Cristina Morozzi

O curso começou durante a Milan Design Week, com uma palestra primorosa de Cristina Morozzi, uma das divas do design italiano e diretora do Istituto Marangoni.

 Cristina nos presenteou com uma palestra belíssima, analisando o que seria visto durante a designweek milanesa, com informações preciosas para nossas visitas. Como todo insider milanês, Cristina foi convidada a todos os previews de Milão e pode nos contar sobre os highlights, além de histórias sobre a concepção de produtos e instalações, o que nos deu uma outra visão ao caminhar pela feira ou pelas ruas da cidade italiana.


Cappellini

Ainda no mesmo dia, a tarde, fomos recepcionados pela diretoria da Cappellini, em seu showrrom exclusivo para profissionais. 


Durante a visita, ficamos sabendo do processo criativo da renomada marca, quando eles começam a preparar suas coleções (tudo gira em torno da designweek de Milão), também soubemos que este ano, Giulio Cappellini se inspirou no universo animal para compor paleta de cores, inspirações e estampas de seus produtos. Conhecemos toda a nova coleção, com colaboração de designers consagradíssimos, como Nendo, Patricia Urquiola, Tom Dixon… E também a criação de novos talentos, estes sempre enaltecidos por Giulo.


História do Design Italiano com Lisa Hockemeyer

Tivemos cinco horas de aula com Lisa, e ainda assim foi pouco. Uma professora e entusiasta do design, Hockemeyer nos pontuou o surgimento do design, passando pela tradição italiana da excelência na produção, ate os dias de hoje. Nos explicou que na Itália, tudo se conecta, desde a concepção do projeto, a decoração, a arquitetura, a criação gráfica e aplicação dos materiais. 


Nos fez entender o porque da Itália ser mestre no chamado “fatto a mano”, ou feito a mão, devido a sua não incorporação a Revolução Industrial e pela falta de energia, fazendo com que muitas fábricas se instalassem no norte da Itália, próximo aos Alpes e Lagos para aproveitar esta fonte natural. Ainda assim, as fábricas conservam o artesanato, a tradição. Analisou, caso a caso, o sucesso de empresas de design, como a Cappellini, Cassina, Alessi, Venini, Arthemide, Moreschi… e também de fashion design, como Gucci, Pucci, Bulgari, porque tudo se conecta entre arquitetura, design e moda.


A forma de um projeto: o diálogo entre o relacionamento entre arte, arquitetura e design por Marcello Morandini

Morandini é um dos arquitetos mais famosos da Itália, que começou sua carreira no design gráfico – porque precisava trabalhar e não tinha dinheiro para a faculdade de arquitetura. Com seu mérito no design, investiu no estudo das formas geométricas, criando arte cinética e grafismos, até complementar este ciclo construtivo. Assim, foi chamado para aplicar sua arte na arquitetura (e era o que ele desejava desde sempre) e consequentemente, no design. Sua palestra nos mostrou como um arquiteto deve estar aberto a todo tipo de arte e demanda, quanto mais somos desafiados, mais temos a possibilidade de diversificar e aprender. Ele deixou a mensagem de que “é possível fazer qualquer coisa”.

Super me identifico!!

Morandini é autor de projetos como L´Opera, Kleine Museum na Alemanha, GoldHill Center em Singapura, Banca Uffici em Kuala Lampur, Malasia, entre muitos outros. Para saber mais clique AQUI.


Análise da Design Week por Marcella Bricchi

Uma das feras dos cursos de design é Marcella Bricchi. Suas aulas são sempre uma inspiração para quem acompanha. O know how e a maneira que vivencia o design em Milão, principalmente durante a designweek fez com que sua análise fosse precisa para relembrarmos pontos que seriam facilmente aplicados em projetos de arquitetura. Itens básicos, vistos em profusão nas novas coleções tem muito a nos dizer, como a tendência de cores e materiais.


Para 2017, o que muito se viu foram os contrastes! A completa ausência de cor – o branco – em contrapartida aos tons terrosos. O macio da seda e do veludo, em contraste a cordas e palha. A releitura do passado em algo completamente novo. O maximalismo e o minimalismo… Materiais como vidro, a cerâmica, o LED estão em alta na arquitetura. Marcella também nos direcionou à elaboração do nosso TREND BOARD, em que mostramos em síntese, o que consideramos tendência para a Milan Design Week 2017.


Novos Materiais por Duccio Mauri

Duccio trabalha em um Studio politécnico que desenvolve materiais inovativos – que máximo – para interiores, automóveis, moda… É o professor de new materials do Istituto Marangoni, onde apresenta inúmeras amostras de materiais completamente novos e repletos de personalidade e usos. Duccio nos indica a conceber nossos projetos a partir das possibilidades dos produtos que iremos utilizar. É básico, mas muitos de nós se acostumam a usar sempre os mesmos materiais e acabamos ficando com o projeto sempre igual, sem inovação. A qualidade dos projetos multiplica quando pesquisamos os materiais para então desenhar.


Duccio também procura partir de um MOOD BOARD para compor seus projetos. Dentro deste mood board, exibimos cores, materiais, sensações através de fotos, inspirações, sensações através do toque, e até mesmo um perfume que faça com que o projeto tenha maior materialidade para ser elaborado. Achei uma ideia incrível e muito convincente, quando apresentamos o projeto para um cliente. Tendo o mood board, é mais fácil explicar a concepção do projeto.

 


Análise de Tendências pelas Últimas Décadas por Alberto Costabello

A aula mais divertida e esclarecedora de todo o curso. Costabello é um arraso no mercado de tendências. Ele tem uma empresa que produz Trend Books, ou seja, acompanha direto da fonte o que é apresentado, para elaborar, com sua equipe, um caderno de tendências que serão aplicadas dois anos depois. Agora ele já sabe o que vai ser tendência em 2019… ou seja :O


Nos explicou que tendência é a expressão de um grupo, que pode ser grande ou pequeno, em uma única direção. Estes influenciadores conduzem as pessoas a agir de uma maneira, um estilo de vida, até o despertar de uma nova área de interesse. As tendências podem ser divididas entre MAXItrends (duram em longos períodos, entre 5 e 10 anos), e as MICROtrends (tendências passageiras, que podem durar apenas um mês, por exemplo). Elaborou o avançar das tendências através das décadas, o que nos fez entender melhor o porque de alguns objetos terem maior valor que outros, ou mesmo como convencer nossos clientes de que estão investindo em um bem durável ou que vai ultrapassar os modismos de uma época.


Visitas à Showroom por Francesca Berti Rogers

Francesca é uma designer super nova, porém com uma bagagem incrível. Seu último trabalho foi o desenvolvimento de tecidos para a Rubelli Casa, empresa veneziana, centenária na elaboração de tecidos, papéis de parede e mobiliário (produzem os tecidos da Armani, entre outros). Francesca nos acompanhou nas visitas externas (fomos a Rubelli e a Bottega Veneta Casa), explicando a história destas duas marcas importantes para o design italiano. Na Bottega Veneta, por exemplo, tudo é feito a mão, mesmo o trançado da prataria (linha de talheres), ou o estofado de cada tecido.


Nesta aula também nos foi ensinado a usar programas de computador para elaborar o Trend Board, seguindo as tendências e mostrando fotos relacionadas a frases e títulos.


Desenvolvimento do Trend Board por Manuela Magni

Manuela é uma das professoras de Interior Design mais queridas pelos alunos. Jovial, é certeira nas suas colocações, principalmente sobre a design week. Como foi uma das últimas a se apresentar no nosso curso, fez um belo apanhado de tudo que havíamos aprendido em uma semana de imersão no design. Pontuou cada marca ou designer com destaque na Milan Design Week e apresentou palavras chave que nos direcionasse para a elaboração do trens board. Identificou, principalmente nesta última designweek, a busca pela intimidade exposta, o que reflete a nossa época, este boom de selfies e invasão de privacidade permitida pelas redes sociais. Isso foi mostrado na maneira que algumas marcas apresentaram seus produtos. 

Manuela também foi a professora que analisou cada um dos trend boards apresentados, no último dia de aula. E nos enviou um email personalizado com suas considerações sobre nosso trabalho final! 


Foi uma experiência deliciosa participar deste curso, oferecido pelo Istituto Marangoni. No Brasil, este e muitos outros cursos são representados pela Luiza Bomeny Consultoria, que nos dá todo o suporte para escolher hospedagem, saber mais sobre os cursos, ajudar na escolha do melhor para sua carreira.


 A Luiza é um presente para quem faz o curso, sou suspeita, porque adoro, mas ganhei uma amiga para a vida toda!! Obrigada por todo apoio Luiza, Bia e Paulinha!!

Para saber mais:

 Cursos de pós-graduação em Design: 

http://www.luizabomeny.com.br/site/istitutomarangoni/pos-graduacao-design/
Cursos Intensivos em Design:

Anuais (8 meses letivos): http://www.luizabomeny.com.br/site/istitutomarangoni/cursos-anuais-design/

Semestrais: http://www.luizabomeny.com.br/site/istitutomarangoni/semestrais-design/
Cursos de férias em Design:

http://www.luizabomeny.com.br/site/istitutomarangoni/cursos-de-ferias-design/
Cursos de graduação em Design:

http://www.luizabomeny.com.br/site/istitutomarangoni/graduacao-design/
Espero que todos vocês tenham a oportunidade de ter este aprendizado! É maravilhoso ❤️

Submit a Comment

Or