Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image

ame arquitetura | July 22, 2019

Scroll to top

Top

No Comments

Rock in Rio 2013

Rock in Rio 2013
amearquitetura

Rock in Rio é um festival de música que teve sua primeira edição em 1985 e, desde então , se tornou um dos maiores eventos no mundo, recebendo milhares de pessoas com diferenciados estilos musicais. Destacamos as curiosidades do Rock in Rio 2013, diretamente da Cidade do Rockl!!! Um evento único, muito bem organizado e lindo!!! Amamos!

Rock in Rio Music Festival

  • O perímetro da Cidade do Rock é de, aproximadamente, 2,5 Km e se locaiza na Zona Oeste do Rio de Janeiro (Regiao da Barra da Tijuca).
  • Foram instalados 40mil metros quadrados de grama sintética na Cidade do Rock.
  • 54 roletas permitiram a entrada do público ao evento.
  • 700 containers foram usados para montar lojas, lanchonetes, bares, banheiros, salas de produção e de imprensa.
  • O Turbo Drop tem 40 metros de altura, o que equivale a um prédio com 13 andares.

Palco Mundo

São 450 toneladas de cenografia (incluindo iluminação e som), a 8m de distância do público, composto por placas metálicas de 4 por 2 metros, curvas e convexas com moving lights instalados para dar mais movimento e fazendo com que o som se propague a um raio de 600 metros do palco. Para completar, foram usados dois telões laterais para que se pudesse ver os shows a qualquer distância, além do telão que ocupava todo  fundo de palco (uma área de 20×16 metros). Neste ano, o Rock in Rio inovou colocando 4 nades na platéia para a iluminação do palco e do público, dando a mesma importância para os cidadãos do Rock e seus artistas convidados. dia 13 Beyoncé dançou funk, no dia 14 Muse emocionou, Justin Timberlake e Alicia Keys fizeram do dia 15 o melhor dia (que pude presenciar), Metallica matou a sede de rock da galera do metal no dia 19, Bon Jovi conquistou o maior público do evento no dia 20, Bruce Springsteen conquistou toda uma geração em show histórico do dia 21 e, para fechar no dia 22 de setembro, Iron Maiden levou a galera ao delirio… Sem mencionar todos os outros artistas, que fizeram bonito no Palco Mundo!!!

Palco Sunset

foto 2 (1)

Com 22 metros de altura e 44 metros de largura, o Sunset fica a 3 metros de distância do público e se compõe de 150 toneladas de cenografia em formato especial. Essa forma futurista são paineis formados pelo encaixe de 15 pirâmides que permitem o palco a ter 20 metros de boca de cena. A organização do festival chamou grandes artistas para fazer shows neste palco, com participações especiais, e horários que nao conflitavam com o Palco Mundo. Ben Harper, Nando Reis, Roberta Sá, Samuel Rosa entre outros se apresentaram no Palco Sunset.

Rock Street

foto 4

Inspirada no Reino Unido, a Rock Street possui 20 casas em fibra de vidro (ponto para a sustentabilidade!) ao longo dos seus 150 metros de extensão, onde a arquitetura e os ícones das cidades do Reino Unido se destacavam, como pubs irlandeses, cabines telefonicas e onibus londrinos, shows em palco baixo (a 1 metro do chão) de atrações com “All we need is love”, Evandro Mesquita, Celtic Jam Session diariamente. Caminhando pela Rock Street pudemos encontrar sósias dos Beatles, caricaturistas, bandas irlandesas, inspirados pelo bairro londrino (Camden Town) e Grafton Street em Dublin. Uma das muitas vantagens do Rock in Rio é a diversidade de atrações que tem. Tenho uma amiga que foi ao festival apenas para levar o filho de 5 anos, louco pelos Beatles, para passear na Rock Street. Chegaram cedo e foram embora muito antes das atrações do Palco Mundo.

Área VIP

Vipões e vipinhos, tanto faz! A área vip do evento, com lista de Carol Sampaio e Michel Diamant, foi uma festa a parte. Com área de 4.900 metros quadrados, divididos em 3.600 m² de área interna e 1.300 m² de varanda a 120 metros do Palco Mundo, abrigou por dia 4 mil pessoas que tinham acesso ao maravilhoso buffet Aquim, drinks elaborados especialmente para o festival, e lounges confortáveis para encarar a super maratona do Rock in Rio!! Com muitos metros de bar, banheiros e buffet, a área vip era a prova da boa organização da equipe. O numero de convidados foi um acerto para o que foi oferecido. Não havia espera para nada, era fácil caminhar, encontrar os amigos e curtir o festival. Algumas curiosidades:

  • Foram usados 4 mil m² de lycra branca para estruturar o efeito nuvem do teto, a iluminação interna mudava de acordo com o Palco Mundo. Quem foi, realmente, se sentiu nas nuvens.
  • As pulseirinhas VIP possuiam um chip onde era marcado mil reais em bebidas, cada vez que você se servia, encostava o chip da pulseira em uma maquina que marcava o consumo.
  • Essas pulseiras também identificavam quem entrava e saia da área vip (da “nuvem”).

Adrenalina além do Rock

foto 2

Atrações para todos os gostos! É assim que o Rock in Rio foi visto nesta ultima edição. Além dos Palcos Mundo e Sunset, e da Rock Street, a Cidade do Rock é um mundo de entretenimento que seria dificil conseguir explorar em apenas um dia!! Para quem nao estivesse interessado nos shows, o melhor da cena eletrônica poderia ser encontrado na Tenda Eletrônica, além do Palco Street Dance, com inúmeras atrações de dancarinos. Quem quisesse ir a um bar ou lanchonete, nao teria dificuldade em achar! Eram 500 metros de bares (26 pontos de alimentação no total), e quem estivesse no gramado, poderia comprar cerveja com os distribuidoes ( a reclamação nesse caso, foi o preço salgado R$ 10,00 pelo copo de cerveja Heineken). Mas o que fazia sucesso mesmo eram os brinquedos. Houve dias em que o tempo de espera para a Tirolesa foi de 6 horas. Roda Gigante, Turbo Drop e a Montanha Russa também faziam sucesso.

Fonte: Divulgação Rock in Rio, imagens reproduzidas da internet e a´me arquitetura.

 

Previous Story

There are no older stories.

Submit a Comment

Or