Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image

ame arquitetura | July 24, 2019

Scroll to top

Top

No Comments

iSaloni 2014 – Programação para a feira do Móvel de Milão!

iSaloni 2014 – Programação para a feira do Móvel de Milão!
amearquitetura

Além de ser a capital do design, Milão sedia a maior feira de móveis do mundo: o Salão do Móvel de Milão, ou iSaloni, que teve a sua primeira edição em 1961 e, até 1991, acontecia a cada dois anos. A feira é focada nos profissionais do setor, como arquitetos, designers, lojistas e, claro, jornalistas do mundo todo, em busca da atualização in loco das tendências para o próximo ano. Grandes nomes do design e da arquitetura estarão presentes. Abre ao público em geral no final de semana (12 e 13 de abril), mas em todo o entorno da cidade acontece o Fuori Salone, que são programações incríveis que agitam Milão e levam a feira além dos pavilhões.

 

Para esta 53a edição, a Feira apresenta também a Euro Cucina e a International Bathroom Exhibition, além da 17a edição da Salone Satellite. Serão mais de 2.400 expositores este ano, quase mil a mais que em 2013, e as duas dezenas de pavilhões ficam repletas de inciativas culturais, além de inovações, integração entre os já conceituados expositores com os novatos, unindo vertentes high tech com profissionais da moda que migraram pro design. A perspectiva para este ano é de atrair mais de 300 mil visitantes vindos de 160 diferentes países, visando compartilhar a atualização das tendências lançadas por lá e promovendo uma cadeia de networking para o pessoal da área. Nós do @amearquitetura inclusive!!! Estaremos lá todos os dias, respirando design e divulgando aqui no blog!

 

 

 

 

Programação iSaloni 2014:

 

Eurocucina

Criada em 1974, a Eurocucina – Exposição Internacional de Móveis de Cozinha – acontece simultâneamente com a International Bathroom Exhibition – Exposição Internacional de Banho – fazendo parte de um contexto mais amplo do Saloni. Acontece durante os anos pares e reunindo no mesmo lugar os melhores fabricantes italianos e estrangeiros.

A Eurocucina tem uma inúmeras propostas de idéias e soluções em oferta para um espaço interno - a cozinha! - que não é apenas funcional, mas está se tornando cada vez mais um lugar para socializar. Os costumes de vivenciar cada vez mais cenas do dia a dia na cozinha vem de mãos dadas com os novos rituais da vida moderna.

A Eurocucina tem uma inúmeras propostas de idéias e soluções em oferta para um espaço interno – a cozinha! – que não é apenas funcional, mas está se tornando cada vez mais um lugar para socializar. Os costumes de vivenciar cada vez mais cenas do dia a dia na cozinha vem de mãos dadas com os novos rituais da vida moderna.

 

International Bathroom Exhibition

Nascido em 2003, como um setor dentro do Salone Internazionale del Mobile, a Exposição Internacional de Banheiros logo ganhou força e se tornou independente em 2006. O evento reflete a evolução dos locais de banho dentro da casa, para se tornar um ambiente que acolhe diferentes funções – exige tecnologias avançadas, mas também deve ser estético e decorativo – a feira propõe apresentar o melhor do mobiliário e acessórios, chuveiros e saunas, louças, azulejos, metais, banheiras de hidromassagem, etc. A International Bathroom Exhibition ocorre nos anos pares, junto a Eurocucina, com cerca de 15.000 metros quadrados de exposição, mais de 150 expositores italianos e internacionais.

 

 

bagno-international-bathroom-exhibition-pavillions-22-24-2014-amearquitetura-isaloni-oasis

International Bathroom Exhibition, junto ao iSaloni, de 8 a 13 de abril

 

 

Salone Satellite

08-13 abril
Horário de funcionamento: 09h30 – 18:30
Milan Fairgrounds, Rho
Pavilhões 13/15
É dedicado a jovens designers com menos de 35 anos, e serve como um trampolim para o mundo do design, já que introduz artesãos têxteis, ou que trabalhem com cerâmica, couro, ou ainda impressão em 3D (o chamado artesanato digital). Os artesãos demonstram ao vivo o que está por trás das criações destes 650 jovens expositores. Os visitantes podem conhecer o processo de fabricação e a criação in loco dos designers, e também com quem executa o projeto. Além disso, está na 5a edição o Prêmio Salone Satellite, que cria o encontro entre designers e as empresas expsitoras, dando espaço para os que estão começando, e a contratação e conhecimento de novos talentos, já sendo reconhecidos nessa renomada feira de design.

 

 

A 17 ª edição do Salone vai abrir gratuitamente ao público todos os dias, de 8 a 13 de abril para a primeira vez, nos corredores 13/15 Fiera Milano Rho.

A 17 ª edição do Salone vai abrir gratuitamente ao público todos os dias, de 8 a 13 de abril para a primeira vez, nos corredores 13/15 Fiera Milano Rho.

 

 

 

FTK – Technology For The Kitchen

08-13 abril
Horário de funcionamento: 09h30 – 18:30
Milan Fairgrounds, Rho
Pavilhões 9/11

A FTK foi idealizada pelos fabricantes mais importantes do setor como uma vitrine para as empresas inovadoras, com novas opções de eletrodomésticos, exaustores e pesquisas para aparelhos domésticos futuristas. A exposição de protótipos tornou-se cada vez mais referência, sendo atraente para empresas e grupos na vanguarda destas novas tecnologias.  A alta performance tecnológica contribui para a facilidade de operação e baixo consumo de energia. Poupar energia e respeitar o meio ambiente são as duas principais preocupações na concepção de aparelhos de uso doméstico. A cozinha do futuro!! Mal posso esperar pra ver, por uma geladeira que me avise quais produtos ja venceram, que escolha o almoço, me mostre quando o alface estiver no seu último dia útil hehehehe…

 

São 9.800 metros quadrados para algumas das empresas mais qualificadas com excelência em tecnologia para a casa: inovação, propostas de vanguarda, protótipos, conceito e pesquisa para delinear as tendências e produtos de amanhã.

São 9.800 metros quadrados para algumas das empresas mais qualificadas com excelência em tecnologia para a casa: inovação, propostas de vanguarda, protótipos, conceito e pesquisa para delinear as tendências e os produtos do amanhã.

 

Where the Architects Live – Onde os arquitetos moram

08-13 abril
Horário de funcionamento: 09h30 – 18:30
Milan Fairgrounds, Rho
Pavilhão 9

 

where-live-the-architects-dove-vivono-gli-architetti-onde-vivem-os-arquitetos-amearquitetura-milao-isaloni

 

Onde os arquitetos moram é uma exposição original, inspirada pelo conceito dos próprios arquitetos contemporâneos do ambiente doméstico, ou seja, a casa de cada um. Oito arquitetos foram convidados a expor seus ambientes ítimos (vou ser tiete!!! O Marcio Kogan está entre eles, representando o Brasil… Adoreiii). A exposição que fazer o caminho contrário dos arquitetos, que propõe o design das casas, mas não se sabe em que ambiente este projeto surge. Uma reflexao sobre o estilo de cada um, seu design definitivo, insights, com o objetivo de perceber a capacidade de experimentação dos arquitetos dada a sua predisposição em conjugar arquitetura e design, avaliar essa evolução no própria intimidade de cada um dos arquitetos. São eles: Shigeru Ban, Mario Bellini, David Chipperfield, Massimiliano e Doriana Fuksas ,Zaha Hadid ,Marcio Kogan (lol), Daniel Libeskind e Studio Mumbai/Bijoy Jain.

P.S.: As fotos não estão na ordem dos nomes acima!!

O resultado é um espaço de exposição interativa que revela visões da vida desses arquitetos, assim como suas escolhas e obsessões. Vai ser a primeira exibição que vou ver, enquanto não chega a hora, aqui vai um vídeo de divulgação, com parte das entrevistas feitas com os arquitetos:

 

 

 

 

 

MADE

08-13 abril
Horário de funcionamento 09h30 – 18:30
Pavilhões 14/18

A MADE acontece em um formato de exposição interativo, onde se assiste a uma espécie de “pré estréia” do mundo da arquitetura, principalemente no que diz respeito ao acabamento de interiores. A cargo da arquiteta Marina Carrara, trata-se de um apartamento moderno, com divisórias em forma de parede, e unidades de armazenamento multi-funcionais que criam oportunidades para se utilizar uma gama extensa de revestimentos e acabamentos.

botteghe-artigiane-isaloni-isalone-2014-amearquitetura

 

 

 

In Italy

08-13 abril
Horário de funcionamento 09h30 – 18:30
Pavilhões 5/7

Federlegno Arredo apresenta “Na Itália”: um “grand tour” pelos processos de fabricação italianos, mostrando a transição da Itália de artesanato para a indústria. Como um esboço se transforma em um projeto, e do processo de execução do projeto vai elaborando um sistema. E como centros de manufatura adquirir uma personalidade distinta e alavancar a sua história a pisar o palco do mundo.
“Na Itália” é uma espécie de remapeamento do país. Esse novo mapa destaca uma série de lugares, tradições e impressões artísticas, entrecruzadas com histórias das empresas italianas, em que as famílias e os talentos passam a se fundir em vários níveis com suas áreas locais e trazer um novo significado para o seu trabalho… Não a toa que é italiano… Drama, drama, drama.

 

Cozinha, Soul, design: l’Italia che Vive
08-13 abril
Horário de funcionamento 09h30 – 18:30
Milan Fairgrounds, Pavilhão 9

Federlegno Arredo está também mostra este projeto concebido para apoiar o setor manufatureiro da cozinha italiana como um excelente exemplo de excelência italiana em todo o mundo. Depois de viajar por toda a Europa, os Estados Unidos, Rússia e China, a exposição estará funcionando na Eurocucina 2014 com um display projetado para revelar a alma, a tradição e a evolução do ambiente doméstico que melhor encarna o estilo de vida italiano.

 

 

 

Como visitar os estandes?

 

A feira é enorme e um pouco de programação não faz mal a ninguém. Para quem quiser se organizar, pode-se escolher o que quer ver por ambiente ou uso, por exemplo: banheiros, ou móveis para quartos de crianças ou móveis de jardim. Assim fica mais fácil de ir direto ao ponto. Também se pode pesquisar pelo expositor, ou ver os expositores de cada pavilhão da feira. Logo na primeira página, aparece o A Lot Of Brasil, nosso expsitor representante!!!! Adoro ver o Brasil aparecendo nestes eventos importantes, fico super lisonjeada. 🙂

>Catálogo dos Expositores

 

 

 

planta-pianta-2014-cosmit-amearquitetura-isaloni

 

No mapa, cada pavilhão tem subdivisões internas, e uma lista com cada um dos expositores, podendo ser acessados por este link  no site oficial.

 

Fotos e informações: Cosmit

 

Por Aline Araujo

 

 

 

 

Submit a Comment

Or