Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image

ame arquitetura | July 20, 2019

Scroll to top

Top

No Comments

Milão 2014 – Fuori Salone

Milão 2014 – Fuori Salone
amearquitetura

Fuori Salone são as atividades paralelas que ocorrem na mesma semana do Salão do Móvel de Milão, tema do nosso último post. Hoje em dia percorrer o Fuori é tão essencial quanto visitar a feira, já que nos arredores vêm acontecendo a essência do projeto do Salão, que é a divulgação do design, não apenas de mobiliario, como de objetos. De qualquer maneira, nesta semana, Milão vai abrigar a maior concentração de criatividade do mundo, incluindo projetos sejam eles de arquitetura, musica, gastronomia… A cidade inteira se transforma e se veste para o iSaloni e mesmo quem não tem interesses profissionais, acaba sendo parte porque o design está em tudo que fazemos.

fuori-salone-esterno-amearquitetura

Para se ter uma idéia da dimensão do evento, Milão possui 1.300.000 habitantes e deve receber mais de 400.000 visitantes neste período (8 a 13 de abril), se traduzindo principalmente fora do pavilhão em um conjunto de exposições, lançamentos, eventos em design e arquitetura, lojas, restaurantes, enfim… É uma verdadeira viagem ao mundo do design!!

 

 

Fuori-Salone-2014-locations-milao-amearquitetura

Localização das áreas que valem visita no Fuori Salone: em destaque as três mais importantes, Brera, Tortona e Lambrate

 

 

Brera Design District

 

Programação para Brera Design District durante o FuoriSalone

Programação para Brera Design District durante o FuoriSalone

 

 

É o bairro mais badaladinho de Milão, e fica lotado de gente em busca das tendências que vão ser apresentadas nestes 6 dias de Fuori Salone, e fica bem difícil de caminhar pelas ruas. Indico escolher entre os 136 expositores da Brera, o evento que mais te interessa. Aqui você encontra todos listados por categorias e datas!!! Vale também visitar casas e palácios (vários deles privados) que só abrem ao público durante o iSaloni, por exemplo o Palácio Cusani que é lindo!

Como já foi dito no post sobre o roteiro histórico de Milão, a ida à Pinacoteca de Brera é imperdível!!! Tem algumas dicas de restaurantes por lá também, mas além daqueles, tenho mais dois para indicar:

Fiori Chiari Plates na Via Fiori Chiari, 13 e custa entre 20 e 30 euros (sem contar as bebidas).
Ristorante Toscano al Pozzo na Via S. Carpoforo, 7 Cuidado porque fica fechado aos domingos!! Muito bom e bem barato, por volta de 15 euros o curso de entrada e prato!!!
 
 
 

 Zona Tortona

 

Zona-Tortona-fuori-salone-2014-amearquitetura

O bairro de características industriais com grandes galpões reúne milhares de interessados por design e visitantes por entre suas ruas de acesso como a Via Tortona. Pode-se ver em primeira mão o que os gigantes do design como Poltrona Frau, Flos, Dedon, entre outros, vão apresentar para suas novas coleções.

Embora seja um pouco mais afastada do centro histórico de Milão, a Zona Tortona fica atrás da ferrovia de Porta Gênova, mas é parada obrigatória do FuoriSalone. Ruas como  Via Tortona, Via Savona, Via Bergognone ficam cheias de visitantes e exposições. Além disso, a área abriga vários estabelecimentos industriais da cidade, como o ex-Ansaldo que recebe os laboratórios para atelier do Teatro alla Scala, desfilfes do Giorgio Armani para a Milan Fashion Week e, durante o iSaloni recebe mostras paralelas.

Para dias cheios, indico como opção de restaurante o California

Bakery Via Tortona, 28 ) que fica aberto até a meia noite!!

Ventura Lambrate

 

Dezeen-Ventura-Lambrate-map-and-guide-amearquitetura-2014

Localizaçao dos expositores da Ventura Lambrate durante o Fuori Salone

O mais novo distrito queridinho dos influentes do design, Ventura Lambrate tem sido palco de eventos de vanguarda, e tem seu foco na essência do design, pesquisa, auto produção de designers, performances distintas (desde tatuadores, a musicos, unindo formas de arte com o design puro, incluindo campos como cuidados de saúde e ciência). Mais abrangente, a Lambrate propõe uma transição entre o vibrante urbano em contraste com o industrial da Tortona.

O badaladinho L´Osteria di Lambrate é minha indicação, embora nao seja muito barato (de 40 a 60 euros), a cozinha é otima!! Fica na Via degli Orombelli, 18.

Distretto 5 Vie (5Vie)

 

vie-5-design-fuorisalone-milano-amearquitetura

A novíssima área ser incorporada ao FuoriSalone possui 5 ruas nas proximidades da Piazza Duomo!

Faz em 2014 sua estréia no programa do FuoriSalone, e são cinco ruas nos arredores do centro da cidade (próximo ao Duomo) e tem como proposta apresentar obras, manifestações (inclusive gastronomicas) de cerca de 20 expositores. No site deles tem toda a programação!

Representando o Brasil em Milão

 

Durante o Salão do Móvel de Milão, além da A Lot Of Brasil estar nos representando no Pavilhão 10 (stand C08), vários eventos FuoriSalone, além de designes brasileiros, marcam presença em Milão neste ano. Dois deles, a Rio +Design (apenas com designers do Rio de Janeiro) e a Brasil S/A. A primeira terá um espaço com 300 m2 na Via Tortona expondo 100 peças de 50 designers como Guto Indio da Costa, Lattoog, Fernando Jaeger e Ivan Resende. Ja a Brasil S/A leva a Mostra 100% Brasil para o Palazzo Giureconsulti onde nomes como Ale Jordão, Estudio Bola, Marcelo Rosembaum, Zanini de Zanine, Daniel Simonini e Nó Design entre outros.

Além das exposições, o Palazzo Giureconsulti sediará pelo quarto ano, o Morar Mais. Desta vez, a mostra de decoração nascida no Rio há 10 anos faz parte do espaço Brazil S/A. Os empresários Lígia, Sabrina e Sandro Schuback, idealizadores do Morar Mais, e os organizadores locais promovem um evento de confraternização, quando também serão apresentados os novos licenciados e os premiados pelos projetos mais fiéis aos conceitos da marca em 2013. Além de ter o projeto exibido em vídeo, os profissionais voltam da capital mundial do design com um certificado da premiação. Afinal, ao todo, foram avaliados mais de 500 trabalhos apresentados nas sete capitais brasileiras onde o Morar Mais aconteceu (Belo Horizonte, Brasília, Campo Grande, Cuiabá, Goiânia, Rio de Janeiro e Vitória).

 

 

palazzo_giureconsulti-morarmais-amearquitetura-2014

Palazzo Giureconsulti será palco da exposição 100% Brasil da Brasil S/A e de eventos como a Premiação do Morar Mais. Foi construído em 1562 com projeto Vincenzo Seregni O novo edifício totalmente delimitado um dos quatro lados da Piazza dei Mercanti, o centro do que hoje é o Palazzo della Ragione.
A grande frente maneirista, arrebatado por cima pela torre do relógio, é marcada pela harmonia de colunas duplas da majestosa entrada em arco, que é acessado por alguns passos do nível da rua, indo para cima.
O ritmo da fachada é reforçada pela correspondência entre os arcos da arcada no piso térreo e as janelas retangulares no nível superior.
Durante o Renascimento, o prédio abrigava o Colégio dos Nobres Chartered instituto que formou as figuras administrativas do Estado (senadores, juízes, chefes de Justiça). A partir do século XIX, era o lar da Bolsa de Valores, o Telegraph, o Banca Popolare di Milano e, finalmente, da Câmara de Comércio, que em 1911 comprou o prédio inteiro e, em seguida, é o dono.

 

Arrivederci!!

Por Aline Araujo 

 

 

Submit a Comment

Or