Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image

ame arquitetura | September 16, 2019

Scroll to top

Top

No Comments

Maison&Objet visita o Rio

Maison&Objet visita o Rio
amearquitetura

A Maison&Objet é uma grande feira de design, semestral, que agita a cidade luz! Com o crescimento da Maison, nascida em Paris há 20 anos, surgiu a idéia de criar outras datas ao redor do mundo com edições na Asia e Américas, como foi anunciado pelo CEO do grupo, Philippe Brocart, em almoço para convidados no Casa Cor Rio de Janeiro. O grupo vindo de Paris já havia estado em São Paulo e desembarcou no Rio na sexta, dia 7 de novembro. O almoço oferecido pelas Parícias Mayer e Quentel, no restaurante do Casa Cor, reuniu designers, jornalistas e arquitetos para um bate papo informal com Philippe e sua equipe. Os responsáveis pela sua vinda, o escritório Velvet Design, de Roberta Queiroz e Andre Poli, representam a Maison&Objet no Brasil e acompanharam, junto a Mariana Amaral, esta visita ao Rio.

Na sexta feira, o arquiteto Chico Gouvea recebeu Philippe Brocart, Féderick Bogarde e Céline Batista para jantar em sua casa. Com cardápio brasileiro e louças Vista Alegre assinadas por Chico, o jantar serviu de boas vindas no Rio de Janeiro.

Jantar Chico Gouvea

Maison&Objet no Rio de Janeiro

 

Louça Chico Gouvea para Vista Alegre

Brasileiríssima a decoração da mesa de Chico Gouvea

No sábado, 8 de novembro, o CEO da Maison&Objet apresentou o novo calendário das feiras. Agora Miami, representando as Américas de 12 a 15 de maio de 2015 – por enquanto, não é… Quem sabe o Brasil não consegue ganhar um evento deste?  O almoço no Restaurante do Casa Cor foi super divertido e Phelippe, apesar de tímido no início, foi envolvido com a informalidade carioca e descontraiu, conversando com todos e gentilissimo, claro!

Philippe Brocart apresentando o Maison&Objet Américas

Philippe Brocart apresentando o Maison&Objet Américas

 

No domingo, 9 de novembro, a programação começou cedo! Após o café da manhã fomos para o atelier de ninguém menos que Carlos Vergara, grande pintor brasileiro e repleto de boas histórias para contar. Fomos recebidos com jabuticabas, um toque sutil e que fez toda a diferença na brasilidade. O atelier de Vergara fica em Santa Tereza, e nosso grupinho ficou encantado com os quadros e itens de design que ele coleciona ao ar livre, com vista para a baía de Guanabara.

João Vergara, Philippe, André Polli, Cristina Batista, Vergara, Féderick, Roberta Queiroz, Mariana Amaral, Marcella Alho e Zanini de Zanine

João Vergara, Philippe, André Poli, Céline Batista, Vergara, Féderick, Roberta Queiroz, Mariana Amaral, Marcella Alho e Zanini de Zanine com a obra de Vergara ao fundo.

 

Atelier Vergara

Escada-banco de Zanini, poltronas de Zanine filho e do Zanine pai e outras obras de arte na área externa do atelier de Carlos Vergara

 

João Vergara, filho de Carlos, organiza e cuida de sua obra e também é responsável pelo Jacarandá Arte Clube, uma idéia genial dos designers brasileiros de se unir em um espaço lindo – um casarão de 1914 – também em Santa Tereza, para fazer experimentos e pequenas exposições antes de apresentarem seus projetos ao público. Ali, os designers trocam idéias e interagem. Me lembrou a época da Bossa Nova, em que os artistas se reuniam para criar um capítulo a parte na história do Brasil. Eu sou fã destas iniciativas.

Casa Jacarandá, de 1914

Casa Jacarandá, de 1914

 

 

Philippe adorou este quadro.

Philippe adorou este quadro.

 

Para fechar o domingo com chave de ouro, fomos ao Restaurante Espírito Santo, por indicação do Carlos Vergara. Simpático, o restaurante preza pela brasilidade, tanto no cardápio quanto na decoração. Com obras de arte espalhadas pelas paredes, vale a pena a visita!

Espirito Santo

Informal, o restaurante combina a simplicidade com história, deixando aparente os tijolinhos da época da construção.

 

Espirito Santo'3

Nosso grupinho formado por Carlos e Ines Vergara, Roberta Queiroz, André Poli, Marcella Alho e Zanini de Zanine, Mariana Amaral, eu e o trio da Maison, Philippe, Féderick e Céline. Com um curso de especialidades brasileiras, caipirinhas feitas com frutas amazonicas e brigadeiro de sobremesa, deixamos os franceses encantados com a vida no Rio… 😉

 

Delicias brasileiras:

 

 

 

 

Gostaria de agradecer ao convite as Patrícias Mayer e Quentel, Mariana Amaral, Roberta Queiroz e André Poli, além dos dias incríveis e repletos de design, foi um prazer estar com voces! Obrigada!

 

Para maiores informações sobre a Maison&Objet: clica aqui!

Sobre a Velvet Design: neste aqui!

Próximas datas Maison&Objet (2015):

23 a 27 de janeiro em Paris

10 a 13 de março em Cingapura

12 a 15 de maio em Miami

Setembro em Paris novamente.

 

Au revoir!

Submit a Comment

Or