Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image

ame arquitetura | April 22, 2019

Scroll to top

Top

No Comments

Quitéria | Gastronomia no Rio

Quitéria | Gastronomia no Rio
amearquitetura

No post de hoje vocês vão conhecer um restaurante super charmoso, a caminho do mar de Ipanema… Minimalista tanto na decoração quanto na gastronomia, o restaurante é um achado na cidade. Eu adorei!


Fui convidada, junto à equipe da OliOli que estava no Rio, e com a presença da Editora Chefe do portal Radar Decoração, a conhecer o restaurante Quitéria, no hotel Ipanema Inn, em Ipanema, claro! Abaixo nosso grupo, animado e harmonioso.

Marcos Marcello - diretor comercial OliOli, Alessandra Olivastro - founder da OliOli, Patricia Oliveira - founder do E_Tables, Dea Arbex - founder do Radar Decoração, a garota do ame arquitetura :) e Patriene Goulart, nossa diretora executiva na OliOli.

Marcos Marcello – diretor comercial OliOli, Alessandra Olivastro – founder da OliOli, Patricia Oliveira – founder do E_Tables, Dea Arbex – founder do Radar Decoração, a garota do ame arquitetura 🙂 e Patriene Goulart, nossa diretora executiva na OliOli.


A decoração

O decor, de Bel Lobo, é minimalista, pontual. Como o salão é comprido e tem a cozinha aberta ao fundo, foi aproveitada toda a lateral esquerda com estofado em coiro, e paredes em tijolos para abrigar uma sequência de quadros modernos. A iluminação sutil foi feita com spots presos a um trilho afastado do teto, que fez toda a diferença.

Decoração minimalista e aconchegante. Quadros modernos, iluminação pontual e afastada do teto, estofado em couro e mobiliário em madeira.

Decoração minimalista e aconchegante. Quadros modernos, iluminação pontual e afastada do teto, estofado em couro e mobiliário em madeira.

O salão com a cozinha ao fundo

O salão com a cozinha ao fundo

Na cozinha, três luminárias de teto, em cobre, dão charme e situam por onde chegam os pedidos. A grande bancada e aço inox abriga os pratos que estão para serem servidos. Tudo muito funcional, direcionado a organizar bem o trabalho e deixar o cliente ver a movimentação do preparo das suas escolhas.


Detalhe da Cozinha aberta para o salão e balcão onde ficam expostos os pratos

Detalhe da Cozinha aberta para o salão e balcão onde ficam expostos os pratos


Agora, a parte de dar água na boca! Tivemos um jantar harmonizado, um curso que incluia os pratos e vinhos. O Chef Christian Garcia, argentino, tem experiência nas cozinhas mediterrânea e asiática e, estando no Brasil, quis dar ênfase aos ingredientes brasileiros. Cheio de novidades, criou o cardápio de outono, que esta totalmente renovado.


Menu Harmonia (7 etapas)

Para começar, um delicioso tartar de filé Angus Prime, com gema de maracujá, barbecue de guaraná e waffles de pão de queijo.

Tartare de filé Agnus, gema de maracuja, molho barbecue de guarana e waffles de pao de queijo

Tartare de filé Agnus, gema de maracuja, molho barbecue de guarana e waffles de pao de queijo


 

Passamos por pato e um pirarucu delicia, com ingredientes tipicamente brasileiros.


Magret de Canard

Magret de Canard


 

Lombo de Pirarucu, risoto de pupunha, molho de pimentao e castanha de caju.

Lombo de Pirarucu, risoto de pupunha, molho de pimentao e castanha de caju.

 

 


 

Indispensável, a sobremesa que se destaca é o mil folhas de doce de leite. Christian fez questão de preparar uma artesanal e finíssima massa folheada, recheada de doce de leite argentino, acompanhado de sorvete de doce de leite e paçoca, doce na medida certa.


Mil Folhas de doce de Leite, paçoca e sorvere de doce de leite.

Mil Folhas de doce de Leite, paçoca e sorvere de doce de leite.


O Chef

De origem italiana, Christian cresceu entre Argentina, Espanha e Itália. No meio da década de 90 ingressou na União de Chefs Argentinos, em Buenos Aires, onde se formou como chef internacional. Recém-formado, mudou-se para Europa para aprimorar seu conhecimento culinário trabalhando em diferentes cidades como Valência, Barcelona e Andorra. Anos depois embarcou para o Oriente Médio e se aventurou pela Arábia Saudita, Tanzânia e Dubai.


Sopa de Coco e alho poró, ostras, frutos do mar e picles de chuchu.

Sopa de Coco e alho poró, ostras, frutos do mar e picles de chuchu.


 

O chef já serviu personalidades como: AMIR do Kuwait (* 1926 + 2006), o atual presidente dos EUA, Barak Obama e sua esposa, os presidentes da União Africana, o presidente turco, Abdullah Gül, entre outros. Christian foi escolhido como melhor chef da Arábia Saudita pelo aclamado “Chaine des Rotisseurs”. Suas especialidades são: cozinha multi Continental, pesquisa culinária & Científico para as novas tendências gastronômicas, molecular e Bio Cuisine, design/desenvolvimento de novos conceitos culinários emocionantes. O Chef executivo Christian Garcia conquistou este título com suas atividades em variados hotéis luxuosos e restaurantes. Conta com vasta experiência nas cozinhas mediterrânea e asiática.

Luminárias sobre os pedidos e sobremesas em primeiro plano... Hummmm

Luminárias sobre os pedidos e sobremesas em primeiro plano… Hummmm


Sobre o Grupo Arpoador:

Fundado há 41 anos por Rachel e Manoel Strosberg, o grupo Arpoador nasceu com a abertura do hotel Arpoador Inn. Dois anos mais tarde, em 1976, foi a vez do Ipanema Inn, localizado na Rua Maria Quitéria, coração do bairro de Ipanema. Sob o comando da terceira geração da família Strosberg, os hotéis vêm ganhando prestígio por oferecerem um serviço exclusivo de qualidade e conforto. O Ipanema Inn acaba de passar por uma grande reforma, com projeto da arquiteta Bel Lobo. No Arpoador, a revitalização acontece até o final do ano.


Serviço:

Ipanema Inn – Rua Maria Quitéria, n° 27 – Ipanema. Capacidade: 60 lugares. Telefone: (21) 2523-6092. De segunda a domingo das 6h30 à meia-noite. Cc: todos. Cd: todos. www.ipanemainn.com.br

Quitéria – Rua Maria Quitéria, n° 27 – Ipanema. Capacidade: 60 lugares. Telefone: (21) 2267 4603. De segunda a domingo das 6h30 à meia-noite. Cc: todos. Cd: todos. www.ipanemainn.com.br

Fotos: Rodrigo Azevedo

Assessoria: Documennta

Submit a Comment

Or