Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image

ame arquitetura | July 22, 2019

Scroll to top

Top

No Comments

Agenda Outubro

Agenda Outubro
amearquitetura

Veeemmm OUTUBRO!!! Adoro esse mês!! Comemoro o aniversário de muitas pessoas que adoro, além do meu e o mais importante para mim: o aniversário da minha filha Manuela!!! Como também é o mês em que a temperatura está super agradável, e quando começa o horário de verão!!! Maaas, como estamos falando de eventos ligados a arquitetura e design, aqui vão as novidades para este mês:


01 de outubro


 

JEAN-VIER CHEGA A SÃO PAULO TRAZENDO A TRADIÇÃO BASCA EM SP

Cores vibrantes, listras e linho apresentam um toque sofisticado à casa contemporânea

Entre o Oceano Atlântico e os Pireneus, no sudoeste da França, está localizado o pequeno vilarejo de Saint-Pée-sur-Neville, que abriga uma das maiores tradições do povo basco: tecidos de linho feitos artesanalmente com as cores que representam a região. Há pouco mais de 30 anos, nascia a Jean-Vier, responsável por manter esta história e divulgá-la para o mundo.

A história da Jean-Vier está enraizada no povo basco e em sua cultura, tanto que as toalhas de linho acompanham este povo desde o início de sua existência. As toalhas têm como origem a manta dos bois, que os protegia dos efeitos dos raios solares. Elas eram grandes retângulos de linhos bordados com sete listras nas cores azuis, verdes ou vermelhas, que simbolizavam as sete províncias do País Basco.

A matéria prima base para as tradicionais toalhas de mesa Jean-Vier é o linho, cultivado pelos agricultores locais, mas elas também são confeccionadas em algodão. Todas têm as listras, que representam as sete regiões bascas, como marca registrada. Para facilitar o dia a dia, a empresa criou um tratamento exclusivo impermeabilizante para as toalhas, permitindo tirar facilmente as pequenas manchas. A linha de mesa é composta por outros produtos, como: guardanapo, jogo americano, caminho de mesa e toalhas emborrachadas, perfeitas para a área externa gourmet de uma residência.

A linha de cozinha engloba panos de prato em jacquard, pano de prato listrado, luva de cozinha, pega panela e cestinhos para pão. Todos produzidos em tecido 100% algodão. Os aventais podem ser encontrados também em linho. Os tecidos listrados têm uma trama mais fina ou mais grossa e suas cores são sóbrias.

A marca também está inserida no universo da decoração, com acessórios que podem trazer um ar basco à casa, com bandejas, almofadas e cortinas. Os produtos Jean-Vier são reconhecidos pela sua qualidade, durabilidade e beleza; além das cores vivas e vibrantes que estão em sintonia com a casa contemporânea. Jean-Vier possui 16 lojas, sendo que 13 na França, duas na Suíça, uma na Colômbia e abrirá a 17ª em outubro, na cidade de São Paulo, e também e-commerce exclusivo para o Brasil.

 

Jean-Vier
www.jeanvier.com.br
Shopping Cidade Jardim
Avenida Magalhães de Castro, 12.000 1º Piso

 


02 de outubro


 

LANÇAMENTO DA MATERIOTECA DO SENAC RIO

 

image002

 

LANÇAMENTO DO LIVRO “OS PIONEIROS DA HABITAÇÃO SOCIAL” EM SP

Na próxima quinta-feira, 2 de outubro, Nabil Bonduki, arquiteto e urbanista, professor da FAU-USP e vereador de São Paulo, lançará o livro “Pioneiros da habitação social”, escrito em parceria com a também urbanista Ana Paula Koury.
A obra, composta por três volumes, é resultado de 17 anos de pesquisas e estudos coordenados por Bonduki, realizados na Universidade de São Paulo. Reunindo documentação inédita e uma análise original, constitui a mais ampla e completa publicação sobre habitação social já realizada no país.
Um ensaio fotográfico de Bob Wolfenson foi realizado especialmente para a coletânea, que também conta com uma introdução do historiador Nicolau Sevcenko.
Hoje, de acordo com Bonduki, após um século de políticas públicas habitacionais, completado em 2012, o Brasil alcançou condições para garantir o direito à moradia digna para toda a população, desde que se enfrente o patrimonialismo e uma visão estreita que insiste em produzir moradias sem construir cidades. O poder público ainda não enfrentou de maneira consistente e articulada o problema urbano e fundiário, nem se preocupou com a qualidade dos projetos e a inserção urbana dos empreendimentos, questões que nortearam os projetos criados entre 1930 e 1964, mas caíram em desuso a partir do golpe militar.
“Muitos dos planos urbanísticos concebidos [naquele período] são exemplos que merecem ser observados com cuidado no momento em que se procura programar no país uma produção maciça de habitação”, escreve Bonduki, pontuando que se busca, aqui, contribuir, “modestamente”, para uma correção de rumos da atual política habitacional brasileira.

9 de outubro


 

COCKTAIL DE INAUGURAÇÃO 250 ANS DE MODERNITE – SP

Em 2014 a marca de luxo Baccarat completa 250 anos. A CEO do grupo, Daniela Ricardi recebe no dia 09 de outubro, na Maison Baccarat em São Paulo, convidados para o coquetel que inaugura a exposição internacional com peças que marcaram a história da grife e seus lançamentos em comemoração ao seu aniversário. 


 16 de outubro


 

 

FESTA DO NÚCLEO CARIOCA DE DECORAÇÃO NO COPACABANA PALACE

 

Em 2014 o Núcleo Carioca de Decoração completa 15 anos e promove uma grande festa para comemorar. A premiação é uma espécie de “Oscar” da arquitetura e decoração carioca, e desta vez o tradicional evento anual acontece no dia 16 de outubro, a partir das 20h, no Copacabana Palace. Antonio Neves da Rocha assina a decoração do Golden Room, Roberto Cohen o cerimonial, e o som fica por conta da DJ Scarlet e da banda Rodrigo Santos e os Lenhadores.

 

Durante a noite, 49 profissionais serão premiados, sendo os 21 primeiros em dinheiro, e os demais com pontos. Mais de 400 mil reais em prêmios e bônus serão distribuídos aos ganhadores. Entre os finalistas estão André Piva, Alexandre Gedeon e Hugo Schwartz, Leila Dionizios, Paola Ribeiro e Solange Medina.

O Núcleo Carioca de Decoração é resultado da união das mais importantes empresas de design e decoração do Rio de Janeiro, seu objetivo é promover a troca de experiências, detectar tendências e aperfeiçoar resultados.

“Ao longo desses 15 anos conseguimos o reconhecimento dos melhores profissionais do mercado e do exigente consumidor. O adesivo do NCD na vitrine de uma loja se transformou em selo de qualidade. Em 2014 teremos 58% a mais de premiados em relação ao ano passado, e nosso crescimento durante esse período foi de 31%”, completa Leonardo Pazzini, presidente da associação.

Hoje são 36 empresas com mais de 120 showrooms na cidade, oferecendo produtos nos segmentos de tecidos, tapeçaria, revestimentos, galerias de arte, automação, imagem, sonorização, iluminação e mobiliário para todos os ambientes da casa ou escritório.

Somente para convidados.

 


 

17 a 26 de outubro


 

A Moroso convida para a Bienal de Moveis em Kortrijk. Quem estiver na Bélgica, e perdeu o iSalone, eles irão apresentar a coleção com stand assinado por Patricia Urquiola, com o mesmo conceito usado em Milão.

 

invito_kortrijk bassa

 

 


 19 de outubro


 

ÚLTIMO DIA DO MORAR MAIS RIO!!

Após 40 dias, o Morar Mais do Rio de Janeiro chega ao fim!! Para quem ainda não foi, vale a visita!!

 

estudiodablogueira3

Poltrona Egg da Mobly no meu espaço: Estúdio da Blogueira!!

 


 22 de outubro


Happy B-day for me!!! 🙂

 


 25 de outubro


Happy B-day to Manuela 🙂

 


29 de outubro


 

 

CASA COR RIO

Em sua 24ª edição, a Casa Cor Rio ocupa, a partir de 29 de outubro,  um novo prédio de arquitetura arrojada que integra a expansão do CasaShopping e mostra  soluções de aproveitamento de espaço para lofts, estúdios e apartamentos de pequenas metragens.

As cidades crescem, os apartamentos diminuem. Perdem em metragem, mas ganham em conforto e tecnologia. Nesses novos tempos, sem empregados domésticos, as cozinhas estão menores e as áreas de serviço sumiram. Em compensação, os condomínios modernos contam com espaços maiores para suas áreas comuns que abrigam lavanderia, cozinha gourmet, adega, sala de fitness e tudo o que já não cabe mais dentro dos apartamentos.

“A casa brasileira atravessou fronteiras, se tornando mais cosmopolita, sem deixar de olhar para suas raízes. Nunca o nosso design e as artes popular e contemporânea do Brasil foram tão valorizados. As casas hoje possuem mais tecnologia, mas também têm alma, são mais amigáveis, acolhedoras”, diz Patricia Quentel, sócia de Patrícia Mayer na 3Plus, empresa organizadora da Casa Cor Rio desde a sua primeira edição. “Um lugar menor, sim, mas que reflete o mundo de quem ali vive. Por isso mesmo, as pessoas têm um cuidado maior em decorá-los com móveis e objetos que também tenham a ver com a sua história”, complementa Patrícia Mayer.

A Casa Cor Rio 2014 retrata essa nova forma de morar que já é realidade nas grandes metrópoles do mundo. Em sua 24ª edição, o  evento, que acontece entre  29 de outubro e 7 de dezembro,  vai se hospedar em um prédio de arquitetura arrojada, limpa e contemporânea, com fachada de pele de vidro e andares com 5m de pé direito. Com uma vista urbana com horizonte,  voltada para a Pedra da Gávea, a praia e as lagoas da Barra da Tijuca, o prédio faz parte da expansão do CasaShopping.

Serão ao todo 44 equipes de profissionais, entre arquitetos, decoradores e paisagistas, que criarão projetos para ocupar dois pavimentos do edifício, uma área de 4.500 m² no total. Um dos andares, dividido em dois espaços simétricos com 1500 m² cada, abriga lofts, estúdios e apartamentos, em pequenas metragens, que vão de 40 a 110m², além das áreas de convivência complementares, como Lavanderia, Cozinha Gourmet, Fitness Room, Home Office, Adega,  Sala de Jogos e Home Theater.

   O shopping disponibilizou dois andares totalmente vazios para o evento. É a primeira vez que a Casa Cor Rio tem a oportunidade de desenhar o seu espaço.  “Sem as limitações de paredes e colunas, nossos profissionais ganharam total liberdade de criação. Até então, estivemos  em casas antigas, hotéis, clubes e apartamentos com plantas fechadas que precisávamos respeitar”, conta Mayer.

Há vida no telhado

Tendência no mundo todo, o uso dos rooftops (ou terraços) como área de entretenimento será outra boa novidade desta edição. Com cerca de 1500 m² e todo rodeado por lindos jardins e decks, o espaço aberto e ao ar livre, com vista deslumbrante para toda a Barra, vai abrigar uma casa modulada, lojinhas, restaurantes, bares e lounge gourmet. Uma grande área de lazer que promete bombar durante todo o evento.

Submit a Comment

Or