Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image

ame arquitetura | September 16, 2019

Scroll to top

Top

No Comments

Agenda: Setembro!!

Agenda: Setembro!!
amearquitetura

Este mes está repleto de eventos ligados a arquitetura, design, artes e gastronomia! Para não perder nenhum, organizamos uma agenda, assim como a do Design Week em São Paulo, mas agora para o mes inteiro!! Fica mais fácil visualizar e poder escolher quais eventos teremos disponibilidade de comparecer, além de saber tudo o que está acontecendo de melhor por aí!! Vem com a gente!!!

2 de Setembro

Visionaire Orlean (SP-Paris)

Na próxima terça feira, a Orlean está levando para Paris um grupo formado por Arquitetos e Designers de todo o Brasil para experimentar toda a sofisticação da gastronomia estrelada francesa em  experiências  únicas como a visita  ao maior museu de arte do mundo, o Louvre, com as portas fechadas para jantar seguido de uma visita única, para o grupo formado pela Orlean apenas. Demais né?? Esta viagem faz parte do Visionaire Orlean, programa de relacionamento da marca que anualmente premia os profissionais que mais especificam produtos Orlean em suas regiões. Já confirmaram presença: Roberto Migotto, André Piva, Fabio Bouillet e Rdrigo Jorge, Dado Castelo Branco, Márcia Muller e Roberta Devisate.

Premiados pelo programa de relacionamento da Orlean: Visionaire! A premiação foi no dia 4 de junho no Casa Cor de São Paulo. A contagem para o próximo premio já está rolando desde então!

Premiados pelo programa de relacionamento da Orlean: Visionaire! A premiação foi no dia 4 de junho no Casa Cor de São Paulo. A contagem para o próximo premio já está rolando desde então! No centro a família Orlean.

Além dessa experiencia incrível no Louvre, os premiados também conhecerão alguns dos principais artistas que desenvolvem design para as maiores marcas  de papéis de parede e tecidos do  mundo através de workshops exclusivos.Também serão recebidos pela diretoria da Maison&Objet uma das mais importantes  feiras de design europeias para uma visita personalizada.

 


Apresentação Sihra/Bocuse D´Or (Rio)

Na terça feira, dia 02 de setembro, será apresentado para a imprensa e nomeados Chefs de Cuisine, o Sihra Bocuse D´Or, que será sediado no Rio de Janeiro no próximo ano (2015).  evento será um brunch na Casa do Consul Frances, Brice Roquefeuil que receberá, entre outros convidados, Marie Odile Founder.

Marie Odile estará na terça feira, 2 de setembro no evento que apresentará o Sihra Bocuse D´Or para a imprensa, na Casa do Consul Frances, Brice Roquefeuil.

Marie Odile estará na terça feira, 2 de setembro no evento que apresentará o Sihra Bocuse D´Or para a imprensa, na Casa do Consul Frances, Brice Roquefeuil.

Como gastronomia, design e arquitetura caminham lado a lado, será um evento importante para o Rio de Janeiro, que receberá 10.000 visitantes para conhecer os mais de 100 expositores do evento, sejam no ramo da hotelaria ou gastronomia. O Sihra Bocuse D´Or será presidido pelo Chef Claude Troisgros e foi criado em 1983 em Lyon, na França e teve como edições passadas Istambul e Moscou.


junho – 23 de novembro

Bienal de Arquitetura em Veneza

Bienale de Veneza 2014

Bienale de Veneza 2014

Quem esta na Europa, não percam Bienal de Arquitetura em Veneza, em cartaz até 23 de novembro. Com curadoria do arquiteto holandês Rem Koolhaas, uma figura respeitada no mundo de arquitetura mundial. Como sempre controverso, ele definiu essa mostra como mostra de arquitetura ao invés de arquitetos. Sendo assim, a maior virtude desta Bienal é renovar a percepção e significação de elementos e fatos já conhecidos ao invés de celebrar a novidade pela novidade.  Boa!!

Curador do Bienale de Veneza 2014 Rem Koolhaas

Curador do Bienale de Veneza 2014 Rem Koolhaas

A curadoria desta Bienal estabeleceu 3 sessões: 1. “Elementos de Arquitetura”  – que investiga os elementos básicos da arquitetura. 2. “Monditalia” – que mostra a condição contemporânea da Italia, onde as disciplinas de arquitetura e do urbanismo foram mescladas a cinema, teatro, dança e musica (Que ótima ideia!). Com nomes como Ila Beka, Louise Lemoine, Stefano Boeri. 3. ” Absorvendo a modernidade” – que representa o legado moderno dos diferentes países. A exposição “Modernidade como tradição”, que ocupa o paviliao brasileiro conta com a curadoria de Andre Corrêa do Lago. __________________________________________________________________

Abril – 30 de novembro

“Transarquitectonica” – Museu de Arte Contemporanea, SP A maior mostra do artista plastico Henrique Oliveira ocupa 1600 m2, em afinadissimo dialogo com a arquitetura do prédio projetado por Oscar Niemeyer. A obra segue a reconhecida linguagem do artista, que transforma espaços com suas estruturas orgânicas, usando as arvores como referencia. IMPERDIVEL!!!

 

Lascas de madeira é uma marca registrada do Henrique Oliveira

Lascas de madeira é uma marca registrada do Henrique Oliveira

Henrique Oliveira sabe impressionar, tanto com  seu talento quanto a execução das suas obras

Henrique Oliveira sabe impressionar, tanto com seu talento quanto a execução das suas obras

Henrique Oliveira e sua obra Desnatureza. 2011

Henrique Oliveira e sua obra Desnatureza. 2011

____________________________________________________________

3 de setembro

 

Inauguração da Exposição Mar Sem Fim (SP)

Dia 03 de setembro o Gabinete D Imagem, vai inaugurar a exposição, chamada “Mar Sem Fim”, do fotógrafo carioca Leonardo Ramadinha. Mar sem fim exposição agenda ame arquitetura

Happy Hour Lisa Corti (Rio)

Patricia Mayer e Patricia Quentel convidam para um fim de tarde animadinho para apresentar as novidades da linha Lisa Corti para cama e mesa, além de outras representações de Kika Vianna. Rua Dias Ferreira 417, sala 307 no Leblon; de 16 as 20hs.


 

10 de setembro

 

Brunch de abertura do Morar Mais (Rio)

Na quarta-feira, 10 de setembro acontece a inauguração para convidados da 11a Edição do Morar Mais, agora de Casa Nova!  Serão 89 ambientes decorados por 140 arquitetos, paisagistas ou decoradores. A casa com 2.950 metros quadrados fica na Rua Presciliano Silva 108 e tem projeto de Thyago Cardoso.  A mostra estará aberta ao público de 11 de setembro a 26 de outubro e tem como objetivo a sustentabilidade aliada a brasilidade e o reaproveitamento. Os arquitetos participantes tem como desafio deixar seus ambientes de acordo com estas premissas. A visita a casa permite, além da vista paradisíaca, absorver boas ideias para um DIY (do it yourself, faça você mesmo) para implementar em casa!

Morar Mais 2014: Estúdio da Blogueira, com projeto meu (Aline Araujo) em parceria com a Mobly. Todos os objetos, móveis, papel de parede, luminárias foram fornecidas pela Mobly e ainda apresentaremos o aplicativo "Realidade Aumentada" que os visitantes poderão aprender como experimentar um produto na sua própria casa antes de comprá-lo pela internet!!!

Morar Mais 2014: Estúdio da Blogueira, com projeto meu (Aline Araujo) em parceria com a Mobly. Todos os objetos, móveis, papel de parede, luminárias foram fornecidas pela Mobly e ainda apresentaremos o aplicativo “Realidade Aumentada” que os visitantes poderão aprender como experimentar um produto na sua própria casa antes de comprá-lo pela internet!!!


 

Art Rio

A quarta edição da ArtRio será realizada entre os dias 10 e 14 de setembro, nos armazéns 1, 2, 3, 4 e 5 do Píer Mauá, no Rio de Janeiro, somando mais de 20.000 m². Além do Brasil, a feira – que é dividida nos programas PANORAMA, VISTA, LUPA e SOLO – terá a participação de representantes de outros 13 países: África do Sul, Alemanha, Argentina, Espanha, Estados Unidos, Luxemburgo, México, Portugal, Reino Unido, República Dominicana, Suíça e Uruguai. Mais do que uma feira de arte, a ArtRio é reconhecida pelo grande público como um evento único, oportunidade de ver, em um mesmo espaço, obras de grandes mestres e também o trabalho de novos artistas. O evento contribui de forma ativa durante todo o ano para o sucesso da cadeia produtiva de arte e tem também um forte papel de polo estimulador, apoiando exposições, destacando novas galerias e a formação de artistas jovens.


11 de Setembro

 

Art Rua (Rio)

Em paralelo a Art Rio, no Centro Cultural Ação da Cidadania, na Zona Portuária acontece, de 11 a 14 de setembro, a terceira edição do Art Rua. O evento vai apresentar trabalhos inéditos e exposições de arte urbana, com a artistas brasileiros e estrangeiros, shows e festas, em uma área total de 14.000 m2. Desde que foi lançado, o Art Rua já apresentou 100 artistas urbanos, entre eles, intervencionistas, performers, grafiteiros, artistas plásticos e fotógrafos. Esse ano, o idealizador Andre Bretas resolveu dar um passo a mais e tornar o evento um espaço não só de exposição, mas também de comercialização de obras.

Este ano o evento vai contar com Uma exposição composta por cinco murais de grandes dimensões, os maiores já feitos pelo Art Rua, além de atrações externas espalhadas pela Gamboa e intervenções realizadas com as comunidades vizinhas. A curadoria dos artistas ficou por conta do Instagrafite, a maior rede colaborativa de arte urbana do mundo, com mais de um milhão de seguidores.

Este ano haverá uma exposição composta por cinco murais de grandes dimensões, os maiores já feitos pelo Art Rua, além de atrações externas espalhadas pela Gamboa e intervenções realizadas com as comunidades vizinhas. A curadoria dos artistas ficou por conta do Instagrafite, a maior rede colaborativa de arte urbana do mundo.

Mais uma vez, o evento contará com um micro-ônibus partindo da Zona Sul para o Centro Cultural da Ação e da Cidadania durante todos os dias de evento. O ArtRua fica na Av. Barão de Tefé 75, Saúde, e funciona de 12h às 20h (feira) e 22h às 6h (festas e shows). Mais informações pelo site: www.artrua2014.com.br


16 de setembro

Breton Actual inaugura primeira mostra de decoração no Rio

Depois de sete anos instalada em um showroom de mil metros quadrados no CasaShopping, a marca apresenta a Vitrine Breton 2014. O evento reunirá nove profissionais que estão divididos em sete espaços e usaram a cidade do Rio de Janeiro como inspiração para compor seus ambientes.

Entre os arquitetos e decoradores estão Izabela Lessa, Cristina e Laura Bezamat, Carmen Mouro, Jorge Nascimento e Guilherme Saggese, Patricia Fiuza, Raquel Salgado e Deborah Wilcox.

Com mais de cinco mil itens, de diversos estilos, para áreas internas e externas, a marca procura atender aos mais variados públicos. Um diferencial planejado para que cada ambiente se transforme em um espaço único e exclusivo atendendo de forma completa às necessidades e desejos de cada cliente. Designers renomados como Jader Almeida, Leonardo Lattavo e Pedro Moog, Pedro Mendes e Tadeu Paisan, entre outros, assinam diversas linhas de móveis.

CasaShopping:Av Ayrton Senna, 2150  1o piso – bloco I lojas A e B, Barra da Tijuca – Rio de Janeiro / Tel: (21) 2108-8244.

De 12h às 18h. Até 18 de janeiro de 2015

 


 

17 de setembro

GUILHERME TORRES É PALESTRANTE NO EARQ 2014

Reconhecido por criar fora dos padrões, o arquiteto aborda a arquitetura brasileira neste século e seu processo criativo, no 5º EARQ, que vai de 16 a 18 de setembro

Formado em Arquitetura e Urbanismo e pós-graduado em Gestão Empresarial, Guilherme Torres se destaca entre os principais nomes do mercado, fugindo dos padrões básicos da arquitetura e decoração. Com um considerável número de premiações em sua trajetória profissional, suas criações têm conquistado espaços em publicações especializadas em diversos países.

Com o tema Arquitetura brasileira para o Século XXI, a palestra de Guilherme será no dia 18 de setembro, terceiro e último do EARQ. No bate-papo, ele vai falar sobre seu processo criativo, abordando histórias de sua carreira e falando de seu modo de traduzir nos projetos as informações que recebe do cliente somadas às inspirações que busca para a construção de cada espaço.

“Quero falar da minha história de uma forma geral, como comecei e onde estou. Também vou contar um pouco da maneira que eu trabalho, como recebo a informação do cliente e passo em cada projeto”, explica. Tendo algumas de suas marcas registradas os volumes suspensos e linhas delgadas, o equilíbrio é o ponto focal de suas experimentações projetuais. Poucas linhas, porém marcantes, identificam seus projetos, que contam com a presença de elementos rústicos em residências e até o branco absoluto em algumas obras comerciais.

Serviço

O quê: Palestra Guilherme Torres Arquitetura brasileira para o Século XXI

Quando: 18 de setembro

Horário: 20h40

Onde: Centro Cultural Oscar Niemeyer – Encontro de Arquitetura e Design (EARQ)

Mais informações e ingressos: www.earqoficial.com.br

 


 

23, 24, 25, 29 e 30 de Setembro

 

UMA MOLE PARA CHAMAR DE SUA

 

Leilão Began & Salles traz peças ícones de Sérgio Rodrigues

São Paulo, setembro de 2014 – Sucesso entre o público apreciador de arte e design, a poltrona Mole, do arquiteto e designer Sérgio Rodrigues, é destaque no leilão de Artes Began & Salles, organizado pelos empresários Luiz Claudio Bez e Miguel Salles, que acontece entre os dias 23 e 30 de setembro, na Maison Baccarat, nos Jardins.

image002

Primeiro leilão realizado após o recente falecimento de Sérgio Rodrigues, amantes de design poderão conferir um acervo com mais de 15 obras do mestre como a poltrona Moleca – versão desmontável da Mole – com cintas de couro e estrutura de madeira Freijó, com lance mínimo de R$ 20 mil, a poltrona Oscar, as cadeiras Lia e Beg, além dos bancos Mulu, cômodas e mesas. A poltrona molenga que ganhou o mundo começa com o lance inicial de R$ 5 mil. O leilão ainda apresenta um acervo de mais de mil peças. Para os apreciadores do design moderno, as peças já estão expostas e os interessados podem adiantar seus lances.

Um dos maiores mestres do design, Sérgio trouxe reconhecimento internacional para o mobiliário nacional nos anos 50, através de criações despojadas que esbanjavam criatividade e brasilidade. No início de sua carreira atuou como arquiteto para depois se descobrir designer de móveis e conceber um legado reconhecido no Brasil e no mundo. Seu trabalho resgata raízes da movelaria tradicional e características indígenas do país, e o resultado são peças de estilo único, produzidas com materiais como couro e madeira Jacarandá.

LEILÃO BEGAN & SALLES

Data: 23,24,25,29 e 30 de setembro de 2014

Horário: a partir das 21h

Local: Maison Baccarat

Alameda Gabriel Monteiro da Silva, 690 – Jardins

 


 

 Por Aline Araujo e Elena Korpusenko

Submit a Comment

Or