Alice no País da Dermatologia


- amearquitetura
- On 17/09/2014
- http://www.amearquitetura.com
Quando vi as fotos do consultorio de dermatologia da Dra. Thais Sakuma, pensei que se tratava de um consultorio pediatrico. Mas naaao, é um consultorio dermatologico, e o tema: Alice no Pais das Maravilhas inspirou todo o projeto feito pelo arquiteto Luis Pedro Scalise. Mas como assim? Eu aviso de antemao, como arquiteta, que seus desejos como cliente, podem vir a se tornar realidade… No caso, a Doutora Thais comentou durante o brainstorming com o arquiteto que adorava o filme Alice no País das Maravilhas e que se identificava com a personagem titulo. Como todo bom arquiteto, Pedro foi desafiado a transformar o consultorio em uma continuacao do cenario do filme!

Apesar do tema ser um épico infantil, o arquiteto descreve que conseguiu trabalhar o tema de acordo com o consultório, voltado para adultos. “A gente trabalhou o tema dentro das cores que o filme representa, trabalhou com o lúdico, mas ao mesmo tempo o real. Tudo é prático, tudo está sento usado”, detalha Scalise.

A ideia saiu como inspiração e de imediato chapéus, relógios e cartas de baralho começaram a surgir no esboço. Na bancada onde a recepcionista atende aos pacientes, a paisagem do filme salta aos olhos.

Na sala de atendimento da dermatologista, as xícaras, que no filme voam, viraram luminárias. As cartas de baralho formam a mesa e compõem também os armários. “Tudo que a gente trabalhou, trabalhou com material que desse ilusão do filme, mas que no dia a dia é prático. Não tem nada que não dê para usar, é tudo funcional”, descreve o arquiteto.

As poltronas de espera são todas coloridas. Na parede amarela, cinco relógios pautam a dúvida de Alice, de quanto tempo dura o eterno. No cabideiro, o trabalho do chapeleiro maluco é visto em três cartolas.

De fato é bem inusitado ir a sua dermatologista e encontrar um cenario completamente ludico! As cartolas, formas e cores me impressionaram mais que o proprio Castelo da Rainha de Copas, na Disneyland Paris! Minha filha iria amar ir ao médico e entrar no pais das Maravilhas!

A mesa “feita” com as cartas do baralho, tudo foi detalhado pensando em comon adaptar o filme para o uso real.
Na visão do arquiteto, os projetos temáticos para consultórios estão virando tendência. “Não só ali, mas para a vida. Festas temáticas são as que mais dão gente, todo mundo adora porque você se transporta para outro lugar”.

A planta do consultorio, com a setorizaçao dos ambientes. Toda “cobertura” depois desta base transformou o que poderia ser um simples consultorio médico em uma atracao a parte para quem tem consulta com a Dra. Thais. A ideia de fazer o projeto inspirado no filme surgiu da conversa que o arquiteto teve com a médica, Scalise ouviu a cliente falar, sem muita pretensão, do quanto admirava o filme. “Ela falou você vai achar graça, mas eu adoro e me identifico com a Alice, não precisa fazer esse tema, mas eu gosto disso”, relata o arquiteto.
Fiquei muito curiosa em entender o porque de transformar o seu ambiente de trabalho, e nao alguma parte de casa; em uma replica do filme. Entao soube que o objetivo de Thaís é que os pacientes entrem e se sintam transportados para outro local. Quanto tempo dura o eterno? Às vezes apenas um segundo. A médica quer que eles se sintam bem, sem pensar na doença ou necessidade que os levou até o consultorio.
No minimo, inusitado! Mas gostei da mensagem e da criatividade de Luis Pedro Scalise!
Por Aline Araujo
Tags
alice alice no pais das maravilhas ame arquitetura ame arquitetura em sao paulo amearquitetura arquiteto art design cartas de baralho casa de cinema castelo de copas chapeleiro maluco consultorio de cinema dermato dermatologico dermatologista disneyland paris inusitado luis pedro scalise pais das maravilhas preto e branco project projeto projeto tematico rainha de copas são paulo tematico thais sakuma thais sauraOur lovely instagr.am
@ame_arquitetura
Archive
- outubro 2017 (1)
- agosto 2017 (2)
- maio 2017 (1)
- março 2017 (2)
- novembro 2016 (1)
- outubro 2016 (1)
- agosto 2016 (1)
- junho 2016 (7)
- maio 2016 (8)
- abril 2016 (13)
- novembro 2015 (2)
- outubro 2015 (2)
- julho 2015 (1)
- maio 2015 (3)
- abril 2015 (6)
- março 2015 (4)
- fevereiro 2015 (1)
- novembro 2014 (10)
- outubro 2014 (9)
- setembro 2014 (6)
- agosto 2014 (10)
- julho 2014 (7)
- junho 2014 (9)
- maio 2014 (10)
- abril 2014 (9)
- março 2014 (11)
- fevereiro 2014 (13)
- janeiro 2014 (6)
- novembro 2013 (12)
- outubro 2013 (5)
- setembro 2013 (1)
Submit a Comment