Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image

ame arquitetura | November 15, 2018

Scroll to top

Top

No Comments

Bali: paraíso na terra

Bali: paraíso na terra
amearquitetura

Lembram do livro “Comer, Rezar e Amar”? Não é por acaso que a personagem principal escolheu esse lugar paradisíaco como lugar ideal para meditar e encontrar paz. A ilha de Bali, na Indonesia, cercada pelo mar o por praias com areias negras e brancas, é um paraíso praiano, espiritual e cultural. É um destino predileto para quem quem busca autoconhecimento e equilibrio.

A ilha pertence ao arquipélago de Indonésia e historicamente e geograficamente fica no cruzamento dos caminhos de missionários, mercadantes, colonizadores e diversos invasores, o que se refletiu na cultura, historia e tambem arquitetura da ilha. Tradicionalmente, a mais impactante influencia vem da India e da cultura e arquitetura hindu. Mas também tem evidencias de influencia chinesa, árabe e europeia. Uma mistura e tanto! Mas exatamente por essa mistura, esse caldeirão de culturas, a Bali se torna um lugar único no mundo.

Eu fui para Bali em 2004 e fiquei completamente apaixonada por lugar! Certamente é um lugar para onde eu quero voltar mais e mais! Desde entao os elementos de decoração de Bali sempre estão presentes na minha casa. E construir uma casa de praia no estilo arquitetônico balines é meu sonho para realizar ainda!

Como a gente já tinha mencionado antes, a cultura e a arquitetura da ilha foi inflacionada fortemente pela India e a religiao hindu. Os templos antigos de Bali refletem esse impacto historico.

bali_principal_viagem

Templos hindus de Bali também tem como base “tri loka” conceito e estão divididos em três partes, que incluem:

1. Nista mandala –  é a zona exterior do templo na entrada do templo.

2. Madya mandala  – é a zona central onde estao localizados todas as instalações de apoio para o templo.

3. Utama mandala –  é a parte mais sagrada do templo.

Cada uma das diferentes áreas do templo é separada por portas. O teto na maioria é de palha e as paredes feitas de pedra vulcânica da ilha e a madeira.Todos estão cercados por muros, pois acredita-se que guarda a energia sagrada.

Screen Shot 2013-11-24 at 23.05.57

Os templos mais importantes de Bali:

1. Tanah Lot Temple em Tabahan.

2. Besakih Temple na Montanha Agung.

3. Ulun Danu Temple em Lago Batur

4. Pura Kehen em Bangli Hill

5. Pura Uluwatu em Bukit.

Screen Shot 2013-11-24 at 23.09.12

A realeza balinêsa demonstrava a sua prosperidade e posição pela construção de palácios magníficos e templos . As portas de madeira entalhada destes palácios são especialmente famosas por sua beleza. As portas de teca do principal palácio de Denpasar eram tão grandes que eles exigiram quarenta porteiros para carregá-los!!! Isso que é porta de entrada!! Nos palácios dominaram cores brilhantes e folha de ouro a exibição de opulência.

7039885071_5a2efaacc6

Ao contrário da Europa, palácios balinêses não são grandes edifícios individuais , mas uma composição de várias estruturas, cada uma com uma função especial. Durante as cerimônias importantes, cada espaço servia para comungar com os antepassados e deuses que descem do céu para participar das muitas ofertas colocadas sobre as camas. No templo de Bali as quatro direções da bússola são fundamentais para determinar o lay-out e posicionamento dos edifícios . Há uma ciência balinês escrita nos antigos manuscritos em folha de palmeira, conhecido como Kosala – kosali . Através dela podemos determinar o melhor lugar para posicionar uma cozinha , por exemplo. Muitas vezes, quando uma família está sofrendo má sorte ou azar , em primeiro lugar o médico balian ou bruxa vai procurar é qualquer violação inconscientes das leis balinesas de edifício. A “ciência do edifício” é um conhecimento sagrado para os arquitetos tradicionais de Bali.

vila-de-bali

E usando essa ciência como base, os arquitetos usam os materiais naturais, como telhados de palha , varas de bambu , tecido de bambu , madeira de coco, barro e pedra porque são em harmonia com o meio ambiente. Os balineses sempre foram particularmente hábeis usando o bambu e por trás de cada casa balinesa é possível encontrar pelo menos um descanso de bambu.

bali home6600x399xHale-Ku-Mana-05-1-Kind-Design.jpg.pagespeed.ic.8sqc5AF9FR    A introdução de cimento e outros materiais modernos para o rápido crescimento de hotéis , galerias e casas novas produziu resultados mistos . A opulência e ornamentação de muitos novos hotéis são muitas vezes de tirar o fôlego. Ainda assim, a linha entre o kitsch e um bom gosto é estreita e muitas vezes as pessoas não conseguiram apreciar a essência da arquitetura balinesa que em muitos casos se tornou uma surpreendente paródia de si mesmo. Espera-se que no futuro, mais atenção será dada aos construções como o Amandari e Four Seasons Resort em Jimbaran, que têm modificado arquitectura tradicional balinesa sem manchar a sua integridade.

residential_living

Para aqueles verdadeiramente interessados em arquitetura balinesa , uma visita ao Museu de Bali em Denpasar é uma obrigação. Lá você não só podemos encontrar muitos edifícios tradicionais antigos , mas também informações quanto aos estilos locais, dos quais há muitos.

Visitando Bali no minimo vc se apaixona, no maximo…bem…vc quer se mudar para la! 🙂

Para quem não pode se mudar para esse lugar especial, tem que trazer um “pedacinho” de Bali para sua casa, como os moveis incriveis de madeira, de palha e outros materiais tradiacionais de la. Combina com qualquer ambiente, dá sencação de paz, equilibrio e tranquilidade, como se estivesse em Bali.

ubud-chalet-interior

Submit a Comment

Or