Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image

ame arquitetura | October 18, 2017

Scroll to top

Top

No Comments

Mostra Artefacto 2017 | Haddock Lobo

Mostra Artefacto 2017 | Haddock Lobo
amearquitetura

Ninguém troca de sofá como quem troca de roupa… Mas, entre as coisas da moda e as coisas da casa, existe muito mais do que pode supor a nossa vã filosofia. E é assim que imagino vestir a casa, ou decorar o corpo… um é extensão do outro e o tema da Mostra Artefacto em 2017 é esta fusão entre o mundo do decor com o mundo da moda! O resultato, vocês sabem, é incrível!

“Uma roupa é uma peça arquitetural efêmera, desenhada para aprimorar as proporções do corpo”, costumava dizer Christian Dior (1905-1957), legendário estilista francês que sonhava ser arquiteto. E é isso o que a Artefacto descortina na sua temporada de mostras 2017, que começou no último dia 10 de março, no showroom da Haddock Lobo e que, nos próximos meses, se desdobra em outras 12 edições pelos endereços da marca tanto no Brasil quanto mundo afora (já que o brand é líder de mercado no sul dos Estados Unidos).

Patricia Anastassiadis na Mostra Artefacto 2017

Destaque na indústria moveleira de alto padrão, a Artefacto decodifica um lifestyle que faz a cabeça dos maiores nomes do décor, o verdadeiro #designlifestyle . Por trás de cada móvel e acessório, apresenta conceitos que têm tudo a ver com o novo modo de vida em casas dos mais diversos estilos, estabelecendo cada vez mais conexões entre o design e as propostas que desfilam pelas passarelas, por exemplo. “O mercado fashion metaboliza muito rápido as tendências e os novos hábitos culturais e de consumo, servindo como termômetro também para o design. Por isso, em 2017, estamos investindo nessa proximidade entre as duas plataformas”, diz Paulo Bacchi, CEO da Artefacto.

Eu e Laís Bacchi no preview da Mostra Artefacto 2017

A filosofia parte de dentro para fora e de fora para dentro. Na nova coleção, que tem boa parte das peças assinadas pela diretora artística Patrícia Anastassiadis, tanto as formas (etéreas, dinâmicas e atemporais) quanto o cuidado nos acabamentos evocam a excelência da haute-couture. “Minha mãe é estilista e aprendi a olhar para a moda desde muito cedo. Arquitetura é uma espécie de alfaiataria, numa escala muito maior. Mas não me interesso pelo fast-fashion sazonal, descartável, mas sim pelos reflexos sociais, culturais e artísticos que levaram àquele resultado”, diz a arquiteta que também assina a vitrine, carro-chefe do evento. Entre as inspirações para os produtos, ela apontou o compasso para Yves Saint-Laurent e Christian Lacroix, além de estéticas orientais e movimentos como o Art Nouveau. “Sempre valorizando a atemporalidade característica dos produtos da marca”, finaliza.
Aliás, além da vanguarda na fabricação, a Artefacto também foi a primeira no País a trabalhar com este conceito de high exhibition de decoração dentro do próprio showroom, o que a colocou oficialmente no calendário das mostras mais influentes – e disputadas – entre as maiores pranchetas, vendendo um lifestyle exclusivo junto com a mobília.

Sob o tema décor-fashion, a edição 2017 reúne grandes nomes da arquitetura em ambientes que homenageiam fashionistas que estão entre os mais expressivos do circuito. São eles:

 Zize Zink homenageia Alexandre Herchcovitch

Fabio Morozini desvenda o universo de Patricia Bonaldi;

João Armentano materializa o living de Ricardo Almeida;

Debora Aguiar celebra Costanza Pascolato;

Chris Hamoui assina o décor de Andrea Bogosian;

Denise Barretto se inspira em Lino Villaventura;

Gil Cioni e Olegário de Sá ambientam o espaço de Martha Medeiros;

Patricia Penna vai de Sandro Barros;

Francisco Cálio materializa em décor a plasticidade de Raquel Davidowicz;

E, por fim, a vitrine de Patrícia Anastassiadis dá as boas vindas com seu coté mode que coincide com as mesmas referências de Lethicia Bronstein – a começar por Yves Saint-Laurent.

Para fazer o tour completo pela Mostra Artefacto Haddock Lobo, assista aos vídeos no canal ame arquitetura do youtube:

1ª parte do Tour Mostra Artefacto: com depoimentos de Paulo Bacchi, CEO da Artefacto, e das arquitetas Patricia Anastassiadis e Patricia Penna, que expõe nesta edição da Mostra.

2ª parte do Tour Mostra Artefacto: com depoimentos de Allex Collontonio, idealizador da Revista Giz; e da arquiteta Debora Aguiar com a elegante Costanza Pascolato.

3ª Parte do Tour Mostra Artefacto: com depoimentos de Flavia Pardini, marketing da Deca; dos arquitetos Zize Zink e Fabio Morozini; e do ator Henri Castelli, que foi prestigiar a mostra.

Espero que tenham gostado das novidades! 2017 tem muito mais a oferecer! 


Beijos mil!  


Aline Araujo 

Submit a Comment

Or