Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image

ame arquitetura | May 25, 2019

Scroll to top

Top

No Comments

Casas de praia em Angra dos Reis

Casas de praia em Angra dos Reis
amearquitetura

 

Nada melhor que passar dias e dias relaxando nas praias de Angra dos Reis em pleno verão… Adoro a arquitetura despretensiosa das casas de veraneio… Nos deixam ainda mais a vontade, porque, geralmente possuem uma ventilação natural programada pelo arquiteto, possuem grandes janelas que deixam o sol entrar, pé direito alto, jardins no entorno, piscina… É uma boa pausa para começar o ano com maior vigor e foco! Selecionei três casas disponíveis para locação no Condomínio Porto Frade, em Angra dos Reis que fica no litoral sul do Rio de Janeiro. O Frade, como é mais conhecido, possui restaurantes, casas voltadas para o canal com decks para lanchas, e tambem tem seu proprio porto, que atende as demais casas do condominio.

 

Salas

 

Salas amplas, com pé direito duplo ou alto, integradas com o jantar. Móveis claros, com muitas almofadas, pendentes, vidro e madeira conferem um ar rustico e clean ao ambiente.

 

Painel em madeira de demolição se sobrepõe a cor da parede da televisão. Itens como o baú, mesas e poltronas em trançado, assim como as moduras das janelas em madeira se harmonizam com a leveza do teto.

Painel em madeira de demolição se sobrepõe a cor da parede da televisão. Itens como o baú, mesas e poltronas em trançado, assim como as moduras das janelas em madeira se harmonizam com a leveza do teto.

A profusão de janelas e cortinas, e o uso exclusivo do branco em revestimentos e tecidos, apenas contrastando com as cadeiras em madeira criam este ambiente claro, simples e muito agradável. Capas para sofas brancos são essenciais em casas de praia.

A profusão de janelas e cortinas, e o uso exclusivo do branco em revestimentos e tecidos, apenas contrastando com as cadeiras em madeira criam este ambiente claro, simples e muito agradável. Capas para sofas brancos são essenciais em casas de praia.

Mesa de jantar em madeira, com cadeiras de diferentes formatos e modelos, se destaca no ambiente claro, com parede em L com recorte revestido com espelho formando um nicho diferente sobre os sofás.

Mesa de jantar em madeira, com cadeiras de diferentes formatos e modelos, se destaca no ambiente claro, com parede em L com recorte revestido com espelho formando um nicho diferente sobre os sofás.

Cozinhas

Um dos melhores lugares de uma casa de praia, onde se reunem os amigos, ja que em algum momento pode ser que não haja alguem para ajudar. A concepção de cozinhas que são verdadeiras áreas gourmets aumentou muito, e o ambiente se tornou um dos grandes chamativos de qualquer projeto.

 

Armarios com frestas são as melhores opções para quem tem uma casa de temporada.

Armarios com frestas são as melhores opções para quem tem uma casa de temporada ja que permitem a entrada de ar, evitando o efeito mofo. Estes da foto em madeira lixada são perfeitos para esta cozinha, revestida com pastilhas 5x5cm em vermelho escuro. Iluminação direta ajudam a enxergar melhor a bancada.

Cozinha com armarios em preto e revestimento em madeira ripada.

Adorei essa cozinha high tech em plena casa de praia. O preto não suja muito, e a madeira com ripas desencontradas deixa muito elegante o projeto. Móveis com brilho refletem a luz e deixam a cozinha clara, ja que a exposição ao sol é maior nestas casas.

Cozinha em preto e madeira com ilha para fogão e geladeira side by side

Adoro cozinha com ilha, principalmente em um lugar onde se recebe muitas pessoas. Permite ao dono da casa trabalhar e, ao mesmo tempo, estar com os amigos. O preto combina super bem com a madeira e a mesa transversal a ilha, rodeada por cadeiras Ghost de Phillipe Stark criam uma atmosfera chic e fluida ao ambiente, que é aberto tambem para a sala.

Quartos

Por serem casas para passar temporadas, e não morar, closets não possuem tanta função, podendo usar estes ambientes com maior liberdade, criando pequenos espaços ou se utilizando de móveis baixos. Armários com frestas como os da foto permitem que as roupas tenham maior ventilação, não acumulando o famoso cheirinho de mofo. A manutenção de casas de praia tem que ser constante devido aos problemas trazidos pela maresia, e, ao mesmo tempo, fáceis de se limpar pela pouca utilização. Materiais como palhinha, formica branca, porcelanato e tecidos como algodão ou linho ajudam a manter a casa limpa e com ares de praia.

 

Quarto de casal com cabeceira da cama em palhinha, piso em ceramica e armarios com frestas que permitem a ventilação.

Quarto de casal com cabeceira da cama em palhinha, piso em ceramica e armarios com frestas que permitem a ventilação. Tons que variam do branco ao areia, marcados pelas listras na parede aumentam a percepção do “tema” da casa.

Bancada de escritorio em madeira. Movel perpendicular, mais baixo e em formica branca é um bom recurso para sapateiras ou para guardar roupas de cama.

As vezes é preciso estar conectado ao trabalh mesmo durante as férias, a bancada de escritorio pequena ajuda com tomadas com fácil acesso resolvem este problema. O movel perpendicular, mais baixo e em formica branca é um bom recurso para sapateiras ou para guardar as roupas de cama.

Listras na parede do quarto de casal o deixam mais interessante.

Listras na parede do quarto de casal o deixam mais interessante por se tornar tambem uma parede de destaque. O criado mudo pequeno de um lado e o outro em forma de bancada trazem dinamismo ao ambiente. E nada melhor que um banco em madeira e palhinha nos pés da cama, criando um clima relaxado, propicio das casas de praia.

Visao ampla do quarto, com bancada de trabalho, armario, banco e cama.

Luz indireta no quarto sempre é bem vinda. As arandelas promovem desenhos lindos, feitos a saida da luz. O mesmo movel que serve de apoio a bancada do escritorio tem na sua continuidade a função de rack para a tv. Um tapete feito a mão por artesãos locais dá o toque final na decoração.

Banheiros

 

Sauna deixa inusitada a suite do casal e traz irreverencia ao projeto ja que o piso segue a largura do box, e as cores de uma piscina, diferenciando o espaço.

Este banheiro inusitado na suite do casal traz dinamismo ao projeto ja que o piso segue a largura da entrada, e as cores da piscina marcam o desnível no piso, diferenciando o espaço entre área molhada e seca. A entrada do chuveiro/sauna é feita por baixo do vidro.

Banheiro super clean, com todos os revestimentos e acessorios em branco.

Banheiro super clean, com todos os revestimentos e acessorios em branco. O que muda, neste caso são as texturas dos materiais e o que isso se transforma com a incidência da luz neles. A porta com ripas largas verticais contrastando com as portas do armario inferior da bancada e o revestimento de parede conferem o ar rustico do ambiente.

Piscinas

 

Um bom pós praia começa com um belo banho de piscina. Para relaxar ou se bronzear, esta área merece destaque em casas de praia. O formato e revestimento devem ser pensados com atenção, seguindo a posição do sol e os declives/aclives do terreno. É possível fazer grandes piscinas se aproveitando das dificuldades de uma área.

 

Deck em madeira com piscina e jacuzzi voltada para a vista do lago

O deck em madeira passa por cima da piscina através de uma ponte, onde estão espreguiçadeira e poltronas em fibra e uma jacuzzi quadrada com vista para o lago. O paisagismo no entorno faz um jogo de sombra e luz.

Espreguiçadeiras e piscina com a ponte levando a jacuzzi

Super relaxante poder estar na piscina, passar para dentro da sauna, sair e se deitar na espreguiçadeira e, por fim curtir o por do sol na jacuzzi… Que ferias!

Casa tradicional vista da piscina para o canal, no Condominio do Frade em Angra

Piscina e gramado fazem uma combinação perfeita para casas de praia. Se tiver um deck onde se pode pegar da propria casa a sua lancha no canal, então… É maravilhoso. O recorte na piscina permite que os degraus da escada fiquem resguardados deixando a profundidade para o retangulo maior.

Revestimento da piscina em ceramica azul escuro contrasta bem com a borda, em revestimento anti derrapante na cor areia.

Revestimento da piscina em ceramica azul escuro contrasta bem com a borda, em revestimento anti derrapante na cor areia. A casa tem formas mais classicas, com telhado aparente e grandes varandas.

Piscina em forma de ameba com bancos e tobogã

A piscina em forma de ameba tem bancos e forma diferentes micro ambientes mais rasos onde se pode sentar e conversar e outros mais profundos que vão receber quem escorregar pelo tobogã. As mesas e cadeiras em madeira com ombrelones e a casa para brincadeiras em toras de madeira completam o clima descontraido desta piscina.

Area externa com espaços completamente integrados.

Area externa com espaços completamente integrados. A varanda permite o contato direto com quem está na piscina, que pode chegar até a sauna, toda em vidro e bancos revestidos com as mesmas pastilhas usadas na piscina. A churrasqueira logo ao lado tambem faz parte deste ambiente super bem aproveitado.

Mansao em Angra com um grande playground a beira da piscina e espaço para adultos.

Este é um projeto que agrada a todos: adultos e crianças. Para quem tem filhos, é um projeto super seguro e permissivo, porque ambos podem estar no mesmo ambiente fazendo o que preferem: crianças brincam, escorregam, mergulham sob supervisão direta de adultos que podem conversar, pegar sol ou interagir dentro da piscina. O paisagismo no entorno dão a tranquilidade final ao ambiente.

 

Fachada da casa voltada para o canal, em Angra dos Reis

A fachada da casa, com linhas retas e profusão de aguas de telhado, de frente para o canal do Condomínio Porto Frade em Angra. Nestas casas a fachada principal é voltada para o canal e não para a entrada terrestre.

 

Submit a Comment

Or