Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image

ame arquitetura | April 27, 2024

Scroll to top

Top

No Comments

Semana Design Rio 2013

Semana Design Rio 2013
amearquitetura

Inspirada nas design weeks de Milão, Paris, Londres, a Semana Design Rio vai promover uma série de eventos oficiais e paralelos entre os dias 23 e 27 de outubro.  A maior parte das atividades vai acontecer no Jockey Club da Gávea e inclui workshops, palestras, mostras, excursões, oficinas infantis, debate entre arquitetos entre outras formas de se comentar o design. Índio da Costa projetou uma estrutura dentro do Jockey para abrigar o evento, que também vai sediar a 5a edição do Rio+Design. Além disso, várias lojas e shoppings da cidade estarão expondo peças de design especialmente feito para a Semana Design Rio.

Acho super importante que o Brasil passe a ter esse “olhar” diferenciado de quem percebe o design. Somos um país dos mais criativos, onde a necessidade de alguns faz com que se crie tantas soluções bonitas e próximas da realidade do nosso país. Achei super bacana a vinda de grandes nomes do design como Cassidy Curtis (supervisor de animação da Dream Works), Julien Veyron (Atelier Arcau, da França), Martin Darbyshire (fundador da empresa internacional de consultoria em design, Tangerine) e Cynthia Smith (curadora de projetos para o National Design Museum, de NY), porque promove o evento tambem no exterior… Acredito que em pouco tempo o Rio esteja em um circuito official de design, como parade obrigatória.

Como novidade, haverão duas excursões diárias (exeto no dia 26) de ônibus por atrações cariocas, idealizadas pelo designer Daniel Kraichete. Com capacidade para 40 pessoas por excursão (é necessário fazer inscrição), as excursões tem dois percursos diferentes: as da manha (de 9hrs as 13hrs) fazem seu itinerario pela Zona Sul do Rio de Janeiro e as da tarde (de 14hrs as 18hrs) que vão para o Centro da cidade. No dia 26/10 haverá uma “viagem” para o Casashopping, na Barra da Tijuca, acompanhados por estudantes de design do Senac treinados para acessorar os passeios.

Roteiro Zona Sul – Foco comercial, passagem de 45 minutos pelo Shopping Leblon onde algumas marcas estão expondo para a Semana, Kartell, Novo Ambiente entre outras lojas de mobiliário em Ipanema e uma visita ao campus da PUC, onde os estudantes vão fazer exibição projetos de design. E passagem pelo quiosque projetado por Guto Indio da Costa, em Copacabana, além da Escola de Artes Visuais do Parque Lage e Feira de Antiguidades da Gávea.

Roteiro Centro – Foco histórico e urbanistico, como visitação a Zona Portuaria, Avenida Rodrigues Alves que esta sofrendo revitalização, arcos da Lapa. Construções históricas como o Teatro Municipal, jardins de Burle Marx nas proximidades do MAM (Museu de Arte Moderna, projetado por Affonso Eduardo Reidy), que tambem faz parte do roteiro, entre outros.

Para saber mais, acesse: http://oglobo.globo.com/rio/design-rio/

 

 

 

 

Submit a Comment

Or