Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image

ame arquitetura | November 15, 2019

Scroll to top

Top

One Comment

iSaloni 2015: The Walk

iSaloni 2015: The Walk
amearquitetura

Uma das exposições que mais me chamaram atenção no programa do iSaloni 2015 foi a The Walk, que fala sobre as novas estações de trabalho. Com um mundo mais que conectado 24 horas por dia, 7 dias por semana; o lugar onde trabalhamos – hoje – é um conceito mais abrangente. Toda pessoa que estiver com um Smartphone nas mãos está em contato com o mundo, e principalmente com o trabalho.

A exposição foi organizada em grandes espaços de trabalho, e concebida pelo arquiteto italiano Michele De Lucchi, será apresentada nos pavilhões 22-24 – Workplace3.0, projetado para transmitir idéias e pensamentos de design para o local de trabalho.

Image Credit: Saverio Lombardi Vallauri

Image Credit: Saverio Lombardi Vallauri

 

“Devemos pensar o espaço de trabalho como um ginásio para a mente, concebendo-o como um lugar onde as relações geram novas idéias e possibilidades. O escritório do futuro deve ser visualizado com o foco no estilo de vida sem restrições, por convenção, evoluindo para espaços que perpetuam um fluxo interminável de novas idéias “, diz o arquiteto Michele De Lucchi.

As quatro áreas interligadas por passarelas. Image Credits: Saverio Lombardi Vallauri

As quatro áreas interligadas por passarelas.
Image Credits: Saverio Lombardi Vallauri

 

 

Em um mundo continuamente e em rápida evolução, o escritório é o espaço mais suscetível à transformação desencadeada pela mudança social, econômica e cultural. Esta foi a inspiração por trás de “The Walk”, uma metáfora para a importância de nunca ficar parado.

“A arte de andar a pé é uma arte visual que nos dá a capacidade de ver o mundo de uma maneira diferente”,  Wu Ming

 

 

 

As quatro áreas distintas, em croqui. Image Credit: Saverio Lombardi Vallauri

As quatro áreas distintas, em croqui. Image Credit: Saverio Lombardi Vallauri

 

 

 

Mesmo no escritório, é mais importante se manter em movimento do que ficar parado, e ambas as paisagens internas e externas têm uma influência fundamental sobre como um lugar de trabalho deve ser. Paradoxalmente, espaços como uma área de recepção ou uma cozinha, uma mancha verde onde menos se espera, uma sala de reuniões especialmente confortável ​​e um meio agradável de acessar sua própria estação de trabalho importa muito mais do que a própria estação de trabalho. Uma instalação dividida em quatro áreas temáticas – Club, Free Men, Ágora, Laboratory são como a expressão dessa visão, refletindo as teorias do designer sobre o local de trabalho.

 

The Club

É a área reservada para reuniões e confraternizações, uma espécie de plataforma de comunicação. O espaço é agradavelmente informal, que lembra hotéis e salas de espera, deve ser um ambiente hospitaleiro e confortável. Salas de espera evoluíram para se tornar pontos de referência para abrir escritórios, desconstruídas, sem mesas e não tem obrigação de estar presente. Tudo dentro do clube é organizado para maximizar o processo de trabalho e para atender a necessidade de uma xícara de café ou algo para comer.

 

Free Men

 

Workspaces devem servir para promover o intercâmbio de idéias e habilidades – no qual o processo criativo e produtivo se funda – enquanto promove o equilíbrio correto entre o “eu” e “nós”, a necessidade de se concentrar em algo privado para a necessidade de colaborar com o grupo. O escritório deve ser um lugar estimulante, excitante e criativo em que o contexto relacional desempenha um papel decisivo: nutrir a criatividade dos indivíduos e aumentar o poder do trabalho em grupo. Ele também deve permitir que as pessoas se sintam protegidos mas separados, com a possibilidade do trabalho particular, sem ser incomodado, se necessário.

 


Agorà

Um pavilhão projetado para atender a reuniões de vários tipos diferentes: conferências, apresentações, exibições, exposições, shows e eventos especiais. Uma área onde as idéias individuais podem ser apresentados. As equipes podem se reunir e compartilhar informações e opiniões, uma área que promove um senso de comunidade.

Laboratório

É dentro do laboratório que o processo criativo toma forma. A produção de documentos, apresentações e protótipos, imagens, software 3D e aplicativos são desenvolvidos. Este é o lugar onde as pessoas podem aprender um trabalho manual, explorar novas ferramentas, inventar e ficar atualizado, porque esses processos contribuem para a criação e consolidação da comunidade.

3D do conceito das passarelas levando a cada um dos espaços idealizados, cercados de verde e com caminhos que convidam a sempre estar em movimento, em torno de idéias. Image Credit: Saverio Lombardi Vallauri

3D do conceito das passarelas levando a cada um dos espaços idealizados, cercados de verde e com caminhos que convidam a sempre estar em movimento, em torno de idéias. Image Credit: Saverio Lombardi Vallauri

 

 

 

 

 

“The Walk” espaço de trabalho é cercado por vegetação. A natureza e as plantas ao seu redor refletem a mudança das estações, fornecendo o perfume das flores e uma oportunidade de beneficiar e reconhecer a beleza do universo.

 

Como a contaminação e hibridação visto em plantas abandonadas, flores de criatividade, nos domínios não abrangidos por disciplinas ou categorias de conhecimentos específicos, e esses “espaços selvagens” tendem a ser vibrantes e abundantes.

 

Espaços estéreis comprometem o bem-estar das pessoas e inibem o seu potencial, e por isso a arte é trazida para o espaço de trabalho, tornando-se parte integrante do mesmo, estimulando os sentidos e da imaginação e ajudando a criar um ambiente informal que dissipa o peso da jornada de trabalho e incentiva humano relações.

 

 

 

Super legal o conceito.

Me lembrou muito a época da faculdade, em que sentávamos todos juntos em volta de um projeto para procurar melhores soluções para o todo: urbanismo, arquitetura, decoração e paisagismo.

As matérias se interligavam e idéias incríveis vinham a tona. Muito produtivo!

Essa exposição eu não vou perder!! 

Comments

  1. Visit us at Isaloni 2015 🙂

    Delightfull H13 G11; Luxxu Modern Lamps H13 N21; Maison Valentina & Covet Lounge H13 B34; Boca do Lobo H6 F56; BRABBU H14, B34; By Koket H14 D51

Submit a Comment

Or