Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image

ame arquitetura | September 16, 2019

Scroll to top

Top

No Comments

Last Seen: Brasil, Mon Amour!

Last Seen: Brasil, Mon Amour!
amearquitetura

O Grand Mercure e Trip Editora promoveram um delicioso evento para celebrar a cultura brasileira, o

BRASIL MON AMOUR!

 

Que contou com a presença de personalidades brasileiras e francesas radicadas no País, influentes nos mais diversos segmentos: da culinária ao design

 

No último sábado, fui convidada por um grande amigo, Ricardo Lowndes Dale, para um evento no Grand Mercure Riocentro, marca Upscale da AccorHotels, com curadoria da Trip Editora. O novíssimo Hotel foi palco nas duas últimas semanas de várias festas paralelas (e com uma super vista) ao Rock in Rio. Depois das festas, o Grand Mercure RioCentro recebeu um maravilhoso encontro entre o design, a culinária e a hospitalidade em conversas inéditas e muito especiais entre brasileiros e franceses que possuem uma paixão em comum: o Brasil.

Foi uma tarde muito agradável, iniciando com um almoço delicia, e seguida dos bate papos, com pessoas interessantíssimas – com bagagem cheia para os assuntos abordados pelo excelente diretor editorial da Trip, e mediador das conversas, Fernando de Luna. Tiro meu chapéu para a desenvoltura do Fernando, animou mesmo os participantes, além do grupo formado por mais ou menos 100 pessoas que estavam assistindo. Meus seguidores do Snap Chat foram à loucura, publiquei uns 300 segundos! Haja dedo para pular snap!


DESIGN/ LIFESTYLE

O primeiro encontro do dia foi sobre o design brasileiro contemporâneo e contou com as participações de Carol Bueno – representante do escritório de arquitetura TripTyque (composto de uma brasileira e três franceses), Zanini de Zanine – respeitado designer carioca – ganhador de vários prêmios nacionais e internacionais de design, e Gringo Cardia – designer, cenógrafo e multipartiste, que fez parte da montagem de espetáculos essencialíssimos como Cirque de Soleil.

A arquiteta Carol estudou na Suíça e decidiu fazer arquitetura em Paris.

A arquiteta Carol Bueno estudou na Suíça e decidiu fazer arquitetura em Paris.

 


 

Eu e Zanini de Zanine, que morou com seu pai, Zanine Caldas, em Paris. O Grand Mercure tem projeto feito na França com detalhes da decoração composto por obras de brasileiros como o painel do Coletivo MUDA, ao fundo e móveis do designer paulista Paulo Alves.

Eu e Zanini de Zanine, que morou com seu pai, Zanine Caldas, em Paris. O Grand Mercure tem projeto feito na França com detalhes da decoração composto por obras de brasileiros como o painel do Coletivo MUDA, ao fundo e móveis do designer paulista Paulo Alves.

 


Gringo Cardia no lobby do Grand Mercure Rio Centro

Gringo Cardia no lobby do Grand Mercure Rio Centro

 


 

 

Zanini, Carol, Gringo e Fernando - o primeiro bate papo foi sobre design e a influência de Paris nas criações e carreiras dos três convidados.

Zanini, Carol, Gringo e Fernando – o primeiro bate papo foi sobre design e a influência de Paris nas criações e carreiras dos três convidados.


 

E para falar do jeito original e único de viver do brasileiro e a reconhecida hospitalidade do seu povo, o palco do evento recebeu dois nômades profissionais: o jornalista e colunista de turismo do New York TimesSeth Kugel, famoso no youtube pelo seu canal “Amigo Gringo”, onde conta suas aventuras mundo afora. No bate papo com Seth, o executivo internacional, produtor cultural e lenda viva da música mundial, André Midani – o sírio que já viveu na França e em Nova York, que além de ter presidido uma das maiores gravadoras do mundo, influenciou da bossa nova ao rock, se tornando uma referência no mercado brasileiro de arte e cultura. Foi a dupla mais divertida, que renderam muitas gargalhadas para quem assistia.

Seth Kugel, o "amigo gringo" com mais de 100 mil assinantes no youtube. Divertido e viajado, vale dar uma olhada no canal.

Seth Kugel, o “amigo gringo” com mais de 100 mil assinantes no youtube. Divertido e viajado, vale dar uma olhada no canal.

 


 

Ícone da nossa música, "atrás dos palcos". Chegou ao Brasil muito jovem e disposto a ser confeiteiro. Quando percebeu que a realidade aqui na época não era doce, encontrou a música e se tornou um dos maiores incentivadores da MPB.

Super Andre Midani, ícone da nossa música, “atrás dos palcos”. Chegou ao Brasil muito jovem e disposto a ser confeiteiro. Quando percebeu que a realidade aqui na época não era doce, encontrou a música e se tornou um dos maiores incentivadores da MPB.


ARTE

 

Em seguida, as atenções se voltaram para o melhor da arte nacional: uma aula sobre Cândido Portinari, um dos maiores artistas brasileiros de todos os tempos, que passou alguns anos em Paris, no final da década de 1920 – período considerado importante na evolução de sua obra. No evento, ele revive junto de sua obra por intermédio de seu único filho, João Cândido Portinari.  Engenheiro e matemático, lidera o Projeto Portinari, sendo um dos responsáveis pelo catálogo Raisonné de Portinari, que reúne as mais de 5 mil obras do pai.


GASTRONOMIA

 

O último encontro do evento foi focado na comida brasileira sob o olhar crítico do francês, que conhece muito sobre a terra onde a alta gastronomia deu seus primeiros passos. Para isso, três referências da culinária do Brasil se reuniram para trocar ideias e vivências.

Foram eles: o Chef francês Laurent Suaudeau, pupilo do mestre Paul Bocuse, que veio para o Brasil aos 23 anos e, além de criar e comandar a cozinha de diversos restaurantes conceituados no Rio de Janeiro e em São Paulo, foi o fundador do ABAGA (Associação Brasileira da Alta Gastronomia); a chef Morena Leite, criadora do restaurante Capim Santo, nascida em Trancoso, na Bahia, e formada pela conceituada escola francesa de gastronomia Le Cordon Bleu; e o pernambucano radicado em São Paulo, Josimar Mello, crítico e colunista gastronômico do jornal Folha de S. Paulo.


Andre Midani e Laurent S

Andre Midani e Laurent Suaudeau, pupilo do renomado Paul Bocuse.

image

Morena Leite, do Capim Santo e sua petit chef com a American Girl – se você não sabe o que é essa boneca, pergunte à menina mais próxima.


 

 

Josimar

Josimar Mello, crítico e colunista gastronômico da Folha de São Paulo.


 

 

image

 


 

 

image

Durante o encontro entre os três ícones da nossa cena gastronômica, houve uma degustação especial de clássicos da mesa brasileira como a caipirinha. :p


Rick Lowndes Dale

Rick Lowndes Dale, querido! Obrigada pelo convite! Um sucesso de evento.


 

O evento encerrou com um pocket show exclusivo que celebrou a nossa MPB. Mariana Aydar fez uma homenagem ao genial instrumentista e compositor pernambucano, o mestre da sanfona Dominguinhos.

 

FotosAnna Fischer – Trip Editora.

Submit a Comment

Or